TRILHO DA POMBEIRA (PR8 CDR)

May 15, 2023
April 2023

near Lamelas de Cá, Viseu (Portugal)

VÊ AS NOSSAS FOTOS PARA INSPIRAR A TUA PRÓXIMA AVENTURA
Never Stop Exploring
Caminhantes, trails to inspire your next adventure

TRILHO DA POMBEIRA

O Trilho da Pombeira é um percurso pedestre circular de pequena rota com um elevado interesse paisagístico, cultural, geológico e ambiental. Conta com uma extensão de 10,3 km, tendo como ponto fulcral deste itinerário o lugar da Pombeira.

Este percurso inicia-se junto à Igreja da N. Sr.ª dos Remédios em Lamelas, templo majestoso que merece uma visita e contemplação. Seguem-se as marcações percorrendo o núcleo rural da aldeia até ao alto da Portela. A Serra do Montemuro surge com paisagens deslumbrantes até que se encontram as "Poldras do Meio" do Rio Vidoeiro. Rio de raras belezas naturais, quer pelos seus recantos, quedas de água, moinhos e afamadas trutas.

Continua-se por caminhos rurais e campos verdejantes até ao lugar de Codeçais, onde também se pode observar animais de raça "Arouquesa". Esta aldeia possui um traço arquitetónico característico de montanha, com 800 m de altitude.

A partir daqui a importância recai sobre o Rio Pombeiro que, a montante e a jusante do lugar da Pombeira, tem a designação de Rio Vidoeiro.

Este rio é frequentemente palco de atividades radicais, tais como, o canyoning. Mas a história mais comum, para estas paragens, é o aproveitamento destas águas pela população local, que durante anos, criaram engenhos que permitiam a moagem dos diversos cereais.

O lugar da Pombeira é sem dúvida um pequeno e mágico recanto, cheio de encantos e histórias de moleiros por contar. Pode-se admirar os vários moinhos existentes e a impressionante cascata da Pombeira. Aqui também se localiza um geossitio, em cima de um dos grandes blocos graníticos, onde se encontram pequenas geoformas provocadas pela erosão fluvial, como marmitas de gigante.

Ao sair deste recanto e para terminar esta caminhada, destaca-se cada vez mais a paisagem, com o rio Pombeiro a seguir os passos de quem o visitou e a deixar aproveitar estes momentos inesquecíveis. O percurso pode ser feito em ambos os sentidos.

DESCRIÇÃO DA TRILHA

Iniciamos o percurso em Lamelas, junto à Igreja da N. Sr.ª dos Remédios, onde encontramos um placar informativo do percurso. Seguimos para norte, embora o percurso possa ser feito em ambos os sentidos, optamos por o fazer no sentido anti-horário, deixando para o final a parte do percurso mais próxima do rio, que a montante e a jusante do lugar da Pombeira, tem a designação de Rio Vidoeiro.

Seguimos as marcações percorrendo o núcleo rural da aldeia onde, para além do casario de Lamelas podemos contemplar um cruzeiro e um típico espigueiro. À saída do núcleo rural encontramos um Parque de Merendas com vistas privilegiadas do Rio da Pombeira e da Serra de Montemuro. Sensivelmente 200 metros à frente, o percurso abandona o pavimento da estrada municipal para seguir por um caminho florestal em direção à serra e ao Alto da Portela, ponto mais alto do percurso e onde temos uma vista privilegiada da aldeia de Codeçais e da Serra de Montemuro.

Agora, por caminho descendente, seguimos por entre a vegetação da serra em direção à EN321 que atravessamos para continuar por caminho até uma bifurcação. Seguimos à esquerda em direção ao rio, que atravessamos pela Ponte Rio Vidoeiro para chegar ao núcleo rural do lugar de Vilar. Intersetamos a estrada municipal que atravessa o lugar e termina na interseção da EN321. Voltamos a atravessar a EN321 e seguimos em frente por caminhos rurais e campos verdejantes até intersetar novamente o Rio Vidoeiro, que atravessamos pelas Poldras do Meio.

O percurso prossegue ao logo da margem esquerda do rio até intersetar a Barragem de Lamelas, na cota mais baixa do lugar de Codeçais e subir ao Miradouro, local de término da Via Ferrata da Pombeira. Para chegar ao miradouro é necessário fazer um desvio do percurso de sensivelmente 200 metros, ida e volta e que se encontra sinalizado com um poste de sinalização do PR.

Depois de visitar o miradouro voltamos ao percurso para continuar até intersetar a estrada municipal na entrada do lugar de Lamelas que calcorreamos até à Igreja da N. Sr.ª dos Remédios, local de inicio e término deste percurso.

Como se trata de um PR relativamente curto e, para aproveitar a deslocação ao lugar da Pombeira, fizemos um piquenique no parque de merendas que se estendeu até ao final da tarde. Lugar aprazível, com três mesas e bancos em madeira, água, sombra de arvores e com magnificas vistas sobre o Rio e Serra de Montemuro. Durante a tarde fizemos a Via Ferrata que tem acesso desde o local.

FICHA TÉCNICA
Realização: 30 abril de 2023
Percurso: Lamelas - Alto da Portela - Vilar - Barragem de Lamelas - Miradouro da Pombeira - Lamelas
Distancia: 10,6kms
Duração: 3h17min
Tempo em movimento: 2h28min
Tempo parado: 0h49min
Movimento médio: 4,3km/h
Acumulado positivo: 380m
Acumulado negativo: 380m

Se gosta das nossas trilhas adiciona a tua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

IGREJA Nª Sª REMÉDIOS (LAMELAS)

TANQUE COMUNITÁRIO

Faltou a ferrata....Grande abraço

• Photo of Caminhantes
    Caminhantes May 15, 2023

Boas Moreira, também fizemos e por duas vezes😁

• Photo of PicosAlpinos
    PicosAlpinos May 16, 2023

Trilho da Pombeira de manhã, almoço piquenique no Parque de Merendas e Via Ferrata de tarde e ainda pôr do sol... Excelente convívio! Obrigado!