Trilho da Peneda

November 18, 2016
August 2016

near Senhora da Peneda, Viana do Castelo (Portugal)

Caminhada efectuada em meados de Agosto aproveitando um dia com temperaturas amenas, excepção aos dias de intensa canícula que se faziam sentir.
Voltamos a percorrer o trilho da Peneda, percurso que já tínhamos realizado há uns anos a esta parte, desta vez optamos por não seguir até à branda da Bouça dos Homens, tomando logo o caminho que nos conduz de regresso montanha acima em direcção à Penameda. A caminhada foi realizada com chuva miudinha e nevoeiro, dando tréguas aos incêndios que flagelaram partes desta serra nos dias anteriores. O percurso segue maioritariamente por antigos carreteiros e caminhos de romeiros e é todo ele muito interessante, a paisagem que se vislumbra na Chã do Monte, junto ao lago artificial, conhecido na região por pântano, é um ícone destas serranias. O nevoeiro levantou precisamente quanto chegamos à Chã do Monte, onde aproveitamos para almoçar e desfrutar do local, para de seguida seguirmos pelo bem conhecido trilho, já tantas vezes percorrido que desce intensamente até ao santuário da Nª Sra. da Peneda, passando junto à fraga da Meadinha, e daí seguir por estrada até ao parque de estacionamento onde tem inicio o trilho.
Trilho sinalizado, com grau de dificuldade moderado que permite realizar uma caminhada muito interessante passando por belíssimas paisagens.