Activity

TRILHO DA LOURIÇA E DO ALTO DO CORISCO (LINDOSO)

Download

Trail photos

Photo ofTRILHO DA LOURIÇA E DO ALTO DO CORISCO (LINDOSO) Photo ofTRILHO DA LOURIÇA E DO ALTO DO CORISCO (LINDOSO) Photo ofTRILHO DA LOURIÇA E DO ALTO DO CORISCO (LINDOSO)

Author

Trail stats

Distance
11.15 mi
Elevation gain
3,625 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
3,625 ft
Max elevation
4,485 ft
TrailRank 
65 3.9
Min elevation
1,480 ft
Trail type
Loop
Time
7 hours 36 minutes
Coordinates
1953
Uploaded
May 17, 2015
Recorded
May 2015
  • Rating

  •   3.9 3 Reviews
Share

near Lindoso, Viana do Castelo (Portugal)

Viewed 3850 times, downloaded 138 times

Trail photos

Photo ofTRILHO DA LOURIÇA E DO ALTO DO CORISCO (LINDOSO) Photo ofTRILHO DA LOURIÇA E DO ALTO DO CORISCO (LINDOSO) Photo ofTRILHO DA LOURIÇA E DO ALTO DO CORISCO (LINDOSO)

Itinerary description

Percurso no Parque Nacional da Peneda-Gerês, de tipologia circular, não sinalizado, classificado de DIFICÍL, que tem início na Porta do PNPG, no Castelo de Lindoso, que se desenvolve-se em plena Serra Amarela, num percurso ascendente de Lindoso até ao Alto da Louriça, onde atinge a sua cota máxima aos 1369 metros - é o ponto mais alto da Serra Amarela. Deste ponto tem-se uma vista de 360º de toda a área, incluindo uma magnífica vista do vale glaciário da parte superior do Rio Homem. O trilho segue pelo Alto do Corisco a 1263 metros de altitude, para daí, já na outra vertente da serra, nos conduzir, numa descida mais ou menos acentuada, novamente até ao Castelo de Lindoso.

PERCURSO:
Castelo de Lindoso-Nogueira-Outeiro das Virgens-Curral do Porto Chão-Refúgio de Carqueijal-Abrigo do Rio da Perdiz-Mata Redonda-Alto da Louriça-Abrigo de Fial-Alto do Corisco-Colado da Porta-Curral da Travanquinha-Casa de Guarda de Porto Chão-Peixarrão-Castelo de Lindoso

CRÓNICA DO TRILHO:
Iniciamos o percurso junto ao Castelo de Lindoso, seguimos pelas ruelas da aldeia, passando pela eira com o conjunto de 50 espigueiros, saímos da aldeia por um caminho estreito e antigo que nos levou até Nogueira. Surgem as primeiras panorâmicas do Rio Lima, da albufeira da barragem do alto Lindoso, do castelo e da eira com o seu conjunto de espigueiros, paisagem deslumbrante! Depois de algumas fotos, seguimos por caminho pé posto até à linha de água que facilmente atravessamos, seguindo o caminho de pé posto chegamos ao Outeiro das Virgens. Seguimos o caminho empedrado, sempre a subir, as belas panorâmicas mantêm-se, até alcançar a cabana-abrigo do Tio João Ilheno em Porto Chão.
Fizemos uma pequena paragem para o reforço da manhã e continuamos o trilho com um pouco de corta mato até alcançar o estradão da Cumieira que nos levou até à Casa-Refúgio de Carqueijal. Cortamos à esquerda por caminho de pé posto sempre na margem do ribeiro até alcançar o Parque de Merendas, com a sua fonte de água fresca.
O percurso segue por entre as cores da serra, sempre muito bonitas nesta época do ano, até ao Abrigo do Rio da Perdiz e pouco mais à frente atravessamos o Rio da Perdiz. Daqui começamos a corta mato até ao estradão que nos conduziu até ao alto da Louriça (1369 metros), é o ponto mais alto da Serra Amarela. Deste ponto tem-se uma vista de 360º de toda a área. Aproveitamos o local para fazer a pausa de almoço enquanto apreciávamos as magnificas vistas de toda a área circundante…
Estávamos sensivelmente a meio do percurso que até agora tinha sido sempre a subir, iríamos iniciar o regresso a Lindoso, este sempre a descer! Para evitar o estradão, iniciamos a descida da Louriça a corta mato, e rapidamente atingimos o Abrigo de Fial e pouco depois o Alto do Corisco (1263 metros). Aqui encontramos diversas cabeças de gado em pastagem livre. O trilho prossegue ora por caminho de pé posto, ora a corta mato até ao Colado da Porta, Fonte de Rebordelo e Curral da Travanquinha. No curral encontramos diversos garranos com as suas crias. Seguindo pelo antigo caminho que ligava Lindoso a Vilarinho chegamos ao estradão de Peixarrão, a ideia era continuar pelo antigo caminho, mas estava intransitável pelo que seguimos pelo estradão, pouco depois cortamos à esquerda por caminho comum à GR que nos levou à aldeia e Castelo de Lindoso, onde terminamos o trilho na casa do povo à refrescar as gargantas neste dia extremamente quente (temperatura 31ºC)!

ATENÇÃO:
É um trilho DIFÍCIL, onde aproximadamente 10 kms são sempre a subir até ao Alto da Louriça, por terreno bastante sinuoso percorrendo alguns sítios a corta mato, que noutras alturas do ano poderão estar intransitáveis, sendo necessário encontrar alternativa no local.

HISTÓRIA DO CASTELO DE LINDOSO:
Este castelo situa-se na freguesia e lugar de Lindoso no concelho de Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo. Foi erguido na Idade Média, nos princípios do séc.XIII, com a função de vigia defesa e marco de soberania da fronteira. Apesar de não ter estado envolvido em grandes batalhas ou episódios de história militar, é considerado um dos mais importantes monumentos militares portugueses. Este teve particular importância no período de conflitos militares com Castela.
No séc. XVII, altura das Guerras da Restauração acabou por ter uma grande importância devido à sua localização fronteiriça.
Tendo estado sempre relacionado com a defesa da portela da Serra Amarela e o Vale de Cabril, este castelo já aparece referido nas Inquirições de 1258. Mandado restaurar por D. Dinis mais tarde, em 1662, foi ocupado pelos Espanhóis (nas Guerras da Restauração) tendo sido ampliado com uma muralha do tipo Vauban, em forma de estrela pentagonal. O castelo acabou por ser recuperado, pelos portugueses, 2 anos mais tarde. Este monumento de defesa nacional permaneceu ocupado com guarnições militares ao longo do séc.XVIII, até que em 1895 acabou por ser desactivado.
Existe ainda, junto ao castelo, uma eira composta por 50 espigueiros dos séc.XVII e XVIII. Este aglomerado é único no país e tem uma beleza fora do comum. Cada exemplar apoia-se em vários pilares curtos, assentes na rocha com mós ou mesas. Sobre estes, repousa o espigueiro com a cobertura de duas lajes de granito unidas, ornamentado com cruzes protectoras. Estas cruzes, para além do efeito decorativo serviam também para arejar os espigueiros.

Waypoints

PictographCastle Altitude 1,501 ft
Photo ofPELOURINHO, ESPIGUEIROS E CASTELO DE LINDOSO Photo ofPELOURINHO, ESPIGUEIROS E CASTELO DE LINDOSO Photo ofPELOURINHO, ESPIGUEIROS E CASTELO DE LINDOSO

PELOURINHO, ESPIGUEIROS E CASTELO DE LINDOSO

PictographPanorama Altitude 1,681 ft
Photo ofPANORÂMICA DO RIO LIMA Photo ofPANORÂMICA DO RIO LIMA Photo ofPANORÂMICA DO RIO LIMA

PANORÂMICA DO RIO LIMA

PictographRiver Altitude 1,691 ft
Photo ofRIBEIRA Photo ofRIBEIRA

RIBEIRA

PictographWaypoint Altitude 1,890 ft
Photo ofCAMINHO EMPEDRADO DE OUTEIRO DAS VIRGENS Photo ofCAMINHO EMPEDRADO DE OUTEIRO DAS VIRGENS Photo ofCAMINHO EMPEDRADO DE OUTEIRO DAS VIRGENS

CAMINHO EMPEDRADO DE OUTEIRO DAS VIRGENS

PictographWilderness hut Altitude 2,096 ft
Photo ofCABANA-ABRIGO TIO JOÃO ILHENO DO CURRAL PORTO CHÃO Photo ofCABANA-ABRIGO TIO JOÃO ILHENO DO CURRAL PORTO CHÃO Photo ofCABANA-ABRIGO TIO JOÃO ILHENO DO CURRAL PORTO CHÃO

CABANA-ABRIGO TIO JOÃO ILHENO DO CURRAL PORTO CHÃO

PictographWaypoint Altitude 2,599 ft
Photo ofESTRADÃO DA CUMIEIRA Photo ofESTRADÃO DA CUMIEIRA Photo ofESTRADÃO DA CUMIEIRA

ESTRADÃO DA CUMIEIRA

PictographMountain hut Altitude 2,939 ft
Photo ofREFÚGIO DO CARQUEIJAL Photo ofREFÚGIO DO CARQUEIJAL Photo ofREFÚGIO DO CARQUEIJAL

REFÚGIO DO CARQUEIJAL

PictographWaypoint Altitude 3,027 ft
Photo ofRIBEIRA Photo ofRIBEIRA Photo ofRIBEIRA

RIBEIRA

PictographPicnic Altitude 3,154 ft
Photo ofPARQUE DE MERENDAS Photo ofPARQUE DE MERENDAS Photo ofPARQUE DE MERENDAS

PARQUE DE MERENDAS

PictographWilderness hut Altitude 3,252 ft
Photo ofABRIGO DE RIO DA PERDIZ Photo ofABRIGO DE RIO DA PERDIZ Photo ofABRIGO DE RIO DA PERDIZ

ABRIGO DE RIO DA PERDIZ

PictographRiver Altitude 3,275 ft
Photo ofRIO DA PERDIZ Photo ofRIO DA PERDIZ Photo ofRIO DA PERDIZ

RIO DA PERDIZ

PictographWaypoint Altitude 3,748 ft
Photo ofPEDRA BOROA Photo ofPEDRA BOROA Photo ofPEDRA BOROA

PEDRA BOROA

PictographSummit Altitude 4,485 ft
Photo ofLOURIÇA (1369m) Photo ofLOURIÇA (1369m) Photo ofLOURIÇA (1369m)

LOURIÇA (1369m)

PictographWilderness hut Altitude 4,030 ft
Photo ofABRIGO DE FIAL Photo ofABRIGO DE FIAL Photo ofABRIGO DE FIAL

ABRIGO DE FIAL

PictographSummit Altitude 4,180 ft
Photo ofALTO DO CORISCO Photo ofALTO DO CORISCO Photo ofALTO DO CORISCO

ALTO DO CORISCO

PictographRuins Altitude 4,159 ft
Photo ofRUÍNAS CASA DO GUARDA Photo ofRUÍNAS CASA DO GUARDA Photo ofRUÍNAS CASA DO GUARDA

RUÍNAS CASA DO GUARDA

PictographWaypoint Altitude 3,753 ft
Photo ofCOLADO DA PORTA Photo ofCOLADO DA PORTA Photo ofCOLADO DA PORTA

COLADO DA PORTA

PictographFountain Altitude 3,351 ft
Photo ofFONTE DO REBORDO

FONTE DO REBORDO

PictographWilderness hut Altitude 2,954 ft
Photo ofCURRAL DA TRAVANQUINHA Photo ofCURRAL DA TRAVANQUINHA Photo ofCURRAL DA TRAVANQUINHA

CURRAL DA TRAVANQUINHA

PictographMountain hut Altitude 2,392 ft
Photo ofPANORAMA CASA DO GUARDA PORTO CHÃO Photo ofPANORAMA CASA DO GUARDA PORTO CHÃO

PANORAMA CASA DO GUARDA PORTO CHÃO

PictographWaypoint Altitude 2,094 ft
Photo ofPANORAMA BARRAGEM DO ALTO LINDOSO Photo ofPANORAMA BARRAGEM DO ALTO LINDOSO

PANORAMA BARRAGEM DO ALTO LINDOSO

PictographWaypoint Altitude 2,080 ft
Photo ofESTRADÃO PEIXARRÃO Photo ofESTRADÃO PEIXARRÃO Photo ofESTRADÃO PEIXARRÃO

ESTRADÃO PEIXARRÃO

Comments  (5)

  • EduRam Jun 21, 2015

    I have followed this trail  View more

    Paisagens diversificadas.
    Exigente fisicamente.
    Mau foi a dificuldade em seguir o track gps.
    Partes não há trilho e a vegetação é extremamente densa.

  • Photo of Caminhantes
    Caminhantes Jun 21, 2015

    Boas EduRam!
    Concordamos perfeitamente, mas também chamamos a ATENÇÃO na descrição do trilho:
    "É um trilho DIFÍCIL, onde aproximadamente 10 kms são sempre a subir até ao Alto da Louriça, por terreno bastante sinuoso percorrendo alguns sítios a corta mato, que noutras alturas do ano poderão estar intransitáveis, sendo necessário encontrar alternativa no local."
    Boas caminhadas!

  • Photo of Opeak
    Opeak Aug 9, 2015

    I have followed this trail  View more

    Resulta cansado subir todo el rato desde el comienzo de la ruta, pero se consigue sin mucha queja. El camino a seguir a veces no está muy claro ya que el entorno ha cambiado y algunos caminos supongo que ya no son lo que eran. Por lo demas, el paisaje super bonito, las vacas mansas y una ruta merecedora de haber sido hecha. La recomiendo.

  • Photo of Caminhantes
    Caminhantes Aug 10, 2015

    Gracias por el comentario Omar Ortiz de Lejarazu
    Es un sendero DURO, donde cerca de 10 kms siempre están subiendo al Alto da Louriça por camino muy revirado, que en otras épocas del año puede ser intransitables, siendo necesario encontrar una alternativa en el sitio.
    Bueno senderismo!

  • Photo of Love mountains
    Love mountains Apr 17, 2018

    I have followed this trail  View more

    bom. para nao apanhar vegetaçao basta nao cortar logo a esquerda na descida para o rio da perdiz. quando virem um curral ( do rio da perdiz é que começam a cortar)

You can or this trail