Trilho da Levada, Maxial

March 28, 2021
March 2021

near Maxial, Lisboa (Portugal)

É no Eco Parque da Maceira, no Maxial (Torres Vedras), que este trilho não marcado tem inicio.
Os primeiros 2 kms são percorridos em alcatrão até à aldeia da Loubagueira, onde num primeiro troço de terra batida nos leva à Capela de S. Mateus.
Depois de uma breve pausa, seguimos por campos agrícolas, em que a cultura da vinha predomina, por terras cultivadas desde os primórdios da pré historia, como comprovam vestígios arqueológicos encontrados por estas paragens, hoje expostos no Museu Municipal de Torres Vedras.
Na aldeia de Vila Seca, passagem à Capela De Santa Luzia que se encontra à sombra de uma oliveira centenária, plantada em 1831, testemunho de outros tempos.
Seguimos em direção aos Casais de Santo António, que nos reserva uma agradável surpresa...
Por trilho fechado, ao som de agua corrente vindo de um afluente do Rio Alcabrichel que corre ali por perto, encontramos uma pequena queda de água, "submersa" na vegetação quase cerrada, dando um toque idílico ao local.
Depois de uma breve pausa, seguimos junto à linha de água, até que uma pequena construção divide a ribeira, levando parte das suas águas por uma levada a meia encosta, enquanto a outra parte precipita-se em direção ao vale densamente arborizado.
Seguimos a Levada que nos leva de volta ao Maxial, terra antiga que ainda hoje preserva na suas terras a sua razão de ser...