Trilho da Encosta do Sol aos Carris pelo Pico do Sobreiro (Gerês)

Photo ofTrilho da Encosta do Sol aos Carris pelo Pico do Sobreiro (Gerês) Photo ofTrilho da Encosta do Sol aos Carris pelo Pico do Sobreiro (Gerês) Photo ofTrilho da Encosta do Sol aos Carris pelo Pico do Sobreiro (Gerês)

May 23, 2017
May 2017

near Vilarinho das Furnas, Braga (Portugal)

A caminhada tem início junto à Portela do Homem, descendo a estrada e antes de chegarmos à ponte de S. Miguel, tomamos um caminho de pé posto que nos leva, subindo montanha acima até à Cruz do Pinheiro. Daqui seguimos sempre pela linha de cumeada, desfrutando de vistas de 360º, a barragem de Vilarinho das Furnas, o Pé de Cabril, Pé de Medela, Albas, Cabeço do Cantarelo, Alto de Cidadelhe, Louriça, barragem de Lindoso, entre outros, vão desfilando à nossa volta, com o estradão dos Carris que iremos percorrer no regresso, bem lá no fundo.
Tendo os marcos de fronteira por referência, prosseguimos sempre num sobe e desce contínuo, contemplados com vento constante e fortes rajadas ao longo de toda a linha de cumeada. Seguimos até à Lage do Sino / Alto da Amoreira, passamos por um miradouro sobre as minas das Sombras e aproveitamos para almoçar e retemperar forças antes de atacar a subida ao Pico do Sobreiro. As vistas, desta que é a 2ª montanha mais alta do norte de Portugal, são sublimes, a Serra Amarela, os diferentes cumes do lado espanhol, a Nevosa mesmo em frente, a barragem de Paradela, o curral das Albas ao fundo, Outeiro da Meda, Roca Negra, Rocalva, entre muitos outros ícones do Gerês, todos ali ao nosso alcance. Daqui continuamos pela linha de cumeada até ao marco geodésico dos Carris, descemos até à Lagoa dos Carris, passamos pelos edifícios abandonados das minas e seguimos pelo bem conhecido estradão dos carris, enquadrado no sumptuoso cenário do Vale do Alto Homem, até à Portela do Homem onde iniciamos o percurso.
Trilho exigente pela sua extensão e acumulado de subida, de orientação simples, através dos marcos de fronteira que nos presenteia com paisagens belíssimas ao longo de todo o percurso. A sua realização requer particular atenção se efectuado com condições meteorológicas adversas, sendo desaconselhável com chuva ou em condições de elevada humidade.

Pico Sobreiro

Marco geodésico dos Carris

PictographLake Altitude 4,784 ft

Lagoa dos Carris

PictographRuins Altitude 4,723 ft

Minas dos Carris

• Photo of STrilhos
    STrilhos Feb 21, 2022

O trilho está na lista dos meus favoritos.
    De todas as maneiras de chegar as Minas dos Carris , este é o caminho que me falta.