Trilho da Descoberta - Dunas de São Jacinto

Photo ofTrilho da Descoberta - Dunas de São Jacinto Photo ofTrilho da Descoberta - Dunas de São Jacinto Photo ofTrilho da Descoberta - Dunas de São Jacinto

August 19, 2018
August 2018

near São Jacinto, Aveiro (Portugal)

Em dia de muito calor seguimos em direção ao mar para, e mais uma vez, efetuar o Trilho da Descoberta (variante vermelha) na mata das Dunas de São Jacinto.
Um percurso curto e muito fácil de realizar, trilho composta de areia dura e com bastante sombra um autêntico passeio na natureza.
O Trilho tem inicio no posto informativo da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, junto à estrada nacional, seguimos o trilho no sentido indicado ou seja, sentido dos ponteiros do relógio, por entre a mata protegida e composta por uma variedade de espécies de árvores, onde predomina o pinheiro, muitas delas devidamente identificadas com placas informativas, o percurso segue até ao passadiço de madeira, ao chegar ao passadiço este leva-nos até junto ao mar, onde se pode avistar toda a beleza das Dunas e o seu extenso areal.
Após as fotos da praxe junto ao mar, regressamos pelo mesmo passadiço, pois é proibido circular nas Dunas para proteção da flora existente, continuamos assim o trilho de fácil progressão e sem qualquer dificuldade, até chegar à Pateira, um lago artificial
onde existe um posto de observação de aves e onde muitas espécies de aves habitualmente se encontram junto à água.
Agora já bem perto do final continuamos a percorrer esta mata, protegida pelo ICNF, até chegar ao ponto inicial.
Este trilho, devidamente sinalizado, pode ser realizado em qualquer altura do ano e sem qualquer dificuldade pode ser efetuado por pessoas de todas as idades, contudo não existem pontos de abastecimento de água pelo que devem sempre transportar água em quantidade suficiente.

PictographPhoto Altitude -12 ft

• Photo of SoLuna_
    SoLuna_ May 26, 2021

Vale imensa pena descobrir a reserva de São Jacinto

• Photo of Hélio Videira
    Hélio Videira Oct 6, 2021

Percurso fácil de fazer, com marcações e o trilho bem definido e limpo. É um percurso muito bonito rodeado sempre rodeado por diversas árvores.
    O passadiço até ao mar também permite ver várias plantas, a vista sobre o mar é fantástica.
    Na Pateira vimos apenas um casal de patos reais com os pequenotes.
    Almoçamos no restaurante em frente à casa do ICNF e fomos muito bem servidos.
    Obrigado pela partilha!

• Photo of CarlosPinto
    CarlosPinto Oct 6, 2021

Obrigado pelo comentário Hélio Videira, Boas caminhadas.