Trilho da Chã Grande – Serra de Arga

Photo ofTrilho da Chã Grande – Serra de Arga Photo ofTrilho da Chã Grande – Serra de Arga Photo ofTrilho da Chã Grande – Serra de Arga

June 5, 2021
June 2021

near Arga de Baixo, Viana do Castelo (Portugal)

Definição de Chã - Região de planalto, superfície plana e elevada, com poucos desníveis, área extensa sem desníveis.
Este trilho, inicia-se no largo da Igreja de Arga, com uma subida que nos leva a duas Chãs: a dos Meijão, de menor dimensão e a Chã grande, uma enorme e imensa planície no planalto a cerca de 700mts de altitude.
Depois de usufruirmos de um panorama a 360º, junto ao parque eólico, inicia-se a descida bastante suave, até aos incríveis moinhos de Covão, dois moinhos em cadeia, bem conservados, com uma extraordinária arquitetura tradicional e dois pequenos aquedutos que alimentam a coluna de água necessária para mover a turbina de madeira que move a mó.
Segue-se a passagem pela aldeia de Arga de Baixo, com uma arquitetura minhota, com a traça mantida com belas casas e Espigueiros em pedra e aonde se continua a sentir a vida tradicional de uma aldeia do Alto Minho.

Segue-se o caminho por Gandara, Meijão aonde podemos ver mais dois moinhos muito bem conservados e com uma arquitetura que merece ser admirada.
Seguimos o caminho de regresso passando pela Ponte das Traves até ao ponto de partida.
Trilho de dificuldade moderada, sendo um pouco exposto ao sol nas zonas de subida e planalto por ser descampado, mas muito interessante quer pelas vistas deslumbrantes e pelos moinhos e aldeias ainda bem tradicionais.
Distancia real cerca de 16km e ganho de altitude de 380 mts, que não sendo muito está concentrado no início do trilho exigindo algum esforço inicial.