Trilho da Cascata do Arado às Velas Brancas

Photo ofTrilho da Cascata do Arado às Velas Brancas Photo ofTrilho da Cascata do Arado às Velas Brancas Photo ofTrilho da Cascata do Arado às Velas Brancas

February 24, 2016
February 2016

near Ermida, Braga (Portugal)

Inicio de mais uma caminhada no Gerês que nos levaria da cascata do Arado até às Velas Brancas, num magnifico dia de inverno, com sol e temperatura amena. Seguimos rapidamente pelo percurso que passa pela Fonte das Letras, Malhadoura, Tribela, Ponte das Servas e Pinhõ. Um pouco depois iniciamos a subida para a Carvalhosa, repetindo uma parte do "Trilho das Rocas", seguindo para Pradolã, com os Bicos Altos por companhia. À medida que subíamos, apareciam os primeiros sinais de neve. Depois do Estreito, com paisagem soberba sobre o vale do Rio Laço, com as Sombrosas ao fundo, tomamos o trilho em direcção a Iteiro de Ovos. Do curral de Iteiro de Ovos até às Velas Brancas, o acumulado de neve era já apreciável o que dificultava a progressão. Chegados às Velas Brancas, enquadrados pelas Fichinhas e as Sombrosas, temos uma paisagem deslumbrante, num miradouro único, sobre o profundo vale e alguns dos principais cumes do Gerês, todos ali à vista, pintados de branco, com múltiplas cascatas que se formam ao longo das encostas e se precipitam em idílicas lagoas.
Findo o almoço, nas Velas Brancas, seguimos em direcção à Rocalva, com neve até aos joelhos, em algumas zonas. Chegamos à Rocalva para nos deslumbrarmos com o seu prado pintado de branco sempre vigiado pela imponente Roca Negra. Daqui foi seguir pelo trilho que passa pelo curral do Cando, e segue pela Arrocela, Coriscadas e nos conduz novamente à cascata do Arado pelo percurso sobranceiro à corga da Giesteira.

Caminhada magnífica, que, se em condições climatéricas normais, nos remete para paisagens saídas de um dos livros de Tolkien, com neve, transporta-nos de imediato para a Terra Média, num cenário absolutamente mágico. Trilho algo exigente pela sua extensão, mas bem marcado com mariolas, praticamente, ao longo de todo o percurso, com neve, no entanto, pode tornar-se muito difícil, já que além da progressão ser mais lenta, em muitos pontos deixamos de ver as mariolas e temos que ter sempre bem presente a direcção a seguir.

PictographWilderness hut Altitude 2,395 ft

Cabana das Coriscadas

• Photo of rique.faria
    rique.faria Apr 16, 2022

Parabéns pelo trilho que serviu de orientação para o podermos fazer.
    Obrigado.

• Photo of zetoalves
    zetoalves Apr 17, 2022

Um trilho excelente, daqueles que não se esquecem facilmente! Um grande bem haja ao Suevo, cujo trabalho serviu de base para a nossa jornada!

• Photo of Suevo
    Suevo Apr 18, 2022

Obrigado Rique e Zeto! O Gerês é fantástico e toda essa zona tem paisagens magníficas.