Trilho da Cascata do Arado ao Borrageiro pela Roca Negra

Photo ofTrilho da Cascata do Arado ao Borrageiro pela Roca Negra Photo ofTrilho da Cascata do Arado ao Borrageiro pela Roca Negra Photo ofTrilho da Cascata do Arado ao Borrageiro pela Roca Negra

May 3, 2017
April 2017

near Ermida, Braga (Portugal)

Inicio da caminhada no Arado, desta vez iríamos explorar um novo percurso até à Chã do Pinheiro e depois decidiríamos o caminho a seguir. Após a subida junto à cascata do Arado, rapidamente chegamos à mariola que sinaliza o vale da Teixeira, aqui chegados, viramos à direita e vamos subindo montanha acima. Ao longo do percurso vamos apreciando o Vale da Teixeira em múltiplos miradouros, onde podemos observar o Junco e o Pé de Salgueiro na outra encosta, passamos por um interessante abrigo natural e seguimos até Chã de Pinheiro, passando previamente por um pequeno e interessante prado, do qual não sei o nome, pintalgado de flores e enquadrado por uma enorme rocha. Continuamos a subir e vamos apreciando a Arrocela ao longe e a corga da Giesteira lá no fundo. Chegando à Chã do Pinheiro podemos observar ao longe a barragem de Paradela e seguimos pela linha de cumeada em direcção à Roca Negra. Com o curral do Cando bem lá no fundo, vamos desfrutando de vistas soberbas sobre múltiplos locais do Gerês, Cutelo de Pias, Coucão, Borrageiro I, Rocalva, vão desfilando à nossa frente. Na Roca Negra, aproveitamos para almoçar rapidamente, num local, abrigado do vento gélido que se fazia sentir, com vista sobre a Rocalva. Após o almoço, decidimos prosseguir até ao Borrageiro, onde encontramos um grande grupo de caminheiros que vinham de Leonte e apreciamos do topo as magníficas vistas de 360º que se estendem até à Louriça. Daqui passamos pelo arco do Borrageiro, seguimos até Chã da Fonte e descemos até ao belíssimo e imenso Vale da Teixeira, passamos pelos Currais do Camalhão e da Teixeira, apreciamos mais uma vez a sua lagoa e seguimos em direcção à cascata do Arado onde iniciamos o percurso.

Trilho muito interessante e bem sinalizado por mariolas, que nos permite desfrutar de magníficas paisagens ao longo de todo o percurso. Como em todos os trilhos que passam por zonas de rocha, particular atenção deve ser tomada em dias de chuva ou elevada humidade.