Activity

TRILHO DA CARQUEJA - SERRA DAS BANJAS (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO)

Download

Trail photos

Photo ofTRILHO DA CARQUEJA - SERRA DAS BANJAS (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO) Photo ofTRILHO DA CARQUEJA - SERRA DAS BANJAS (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO) Photo ofTRILHO DA CARQUEJA - SERRA DAS BANJAS (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO)

Author

Trail stats

Distance
7.17 mi
Elevation gain
1,266 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
1,266 ft
Max elevation
1,201 ft
TrailRank 
88 4.7
Min elevation
47 ft
Trail type
Loop
Coordinates
2530
Uploaded
January 17, 2021
Recorded
January 2021
  • Rating

  •   4.7 5 Reviews

near Melres, Porto (Portugal)

Viewed 4447 times, downloaded 102 times

Trail photos

Photo ofTRILHO DA CARQUEJA - SERRA DAS BANJAS (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO) Photo ofTRILHO DA CARQUEJA - SERRA DAS BANJAS (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO) Photo ofTRILHO DA CARQUEJA - SERRA DAS BANJAS (TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO)

Itinerary description

VÊ AS NOSSAS FOTOS PARA INSPIRAR A TUA PRÓXIMA AVENTURA
Never Stop Exploring
Caminhantes, trails to inspire your next adventure



PARQUE DAS SERRAS DO PORTO

O Parque das Serras do Porto, com perto de 6.000 hectares, é composto por seis serras: Santa Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores e Banjas, abrangendo território dos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo. Esta área, classificada desde 2017, como Paisagem Protegida Regional, integra o Sítio Rede Natura “Valongo” e o Parque Paleozóico de Valongo. Aqui, os visitantes podem desfrutar da imensa beleza cultural e paisagística de serras, vales e rios, salientando-se a singularidade geológica, que nos leva a uma interessante viagem pela Era Paleozoica.

Os vales dos rios Ferreira e Sousa convidam a um certo isolamento em estreito contacto com a natureza, enquanto o efeito miradouro das linhas de cumeada proporciona uma excelente perspetiva do território envolvente. Atualmente, o Parque das Serras do Porto tem três centros de receção ao visitante com informação útil sobre o Parque (Visitar Página oficial).



TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO

O Parque está, desde setembro de 2020, a criar uma Rede de Percursos Pedestres que irá ligar os vários trilhos e sinalizar o seu património biológico, geológico, arqueológico, imaterial e construído. São quase 260 km de trilhos para calcorrear por terras de Gondomar, Paredes e Valongo. A rede será composta por uma grande rota, que deverá totalizar 57km ao longo dos três concelhos, e 19 percursos distintos, com pequenas rotas em cada território que deverá estar finalizada na Primavera de 2021. O projeto prevê a instalação de mobiliário, sinalética e uma página web para ajudar quem fizer os percursos, fornecendo informação sobre o território e os pontos de interesse. Enquanto aguardamos a conclusão do projeto começamos a percorrer os trilhos previstos, naquilo que podemos chamar de uma versão de reconhecimento, para inspirar a tua próxima aventura pelo Parque das Serras do Porto…


DESCRIÇÃO DO TRILHO REALIZADO
PR - TRILHO DA CARQUEJA (SERRA DAS BANJAS)


O trilho percorre a Serra das Banjas, que com uma altitude de 371 metros é a 2655º elevação de Portugal Continental. Está situada no concelho de Gondomar, a oeste da Serra da Lousada, a norte de Melres e ao sul da Sobreira. Neste percurso é possível o contacto com a natureza, com destaque para a Gruta das Banjas e o desfrute da paisagem envolvente, bem como o contacto com a zona ribeirinha de Melres. O percurso, nas zonas mais altas, é realizado predominantemente por caminho florestal, onde predominam os eucaliptos e nas zonas mais baixas, por caminhos agrícolas e residenciais. Aconselha-se o uso de GPS, os referidos trilhos estão em fase de implementação e não encontramos sinalética suficiente e inequívoca do trilho que seguíamos, podendo levar a erros de orientação no terreno, principalmente nos aglomerados habitacionais.

Iniciamos o trilho em Melres, no Parque de Estacionamento da Praia e Igreja, não sabemos se será o local oficial de inicio e fim deste trilho, mas aqui encontramos um amplo estacionamento e serviços de apoio. No local não encontramos qualquer painel informativo ou sinalética do percurso. Na ausência de informação e de marcações no terreno realizamos o trilho no sentido dos ponteiros do relógio.



Depois de visitar a Igreja Matriz de Melres, templo remodelado no século XIX, apresenta, no interior, imagens e pinturas de santos com algum interesse, seguimos para norte pela Rua do Montezelo, até à Marina de Melres. O percurso continua por mais 400 metros pela Rua de Montezelo para depois seguir à direita por um caminho de pé posto, onde encontramos a primeira sinalização deste PR. Atravessamos a EN108 pelo viaduto e o caminho de pé posto interseta de seguida a ingreme Rua das Forcadas.

Subimos a Rua das Forcadas que desemboca no amplo caminho florestal que sobe a serra em direção a Santa Iria, sem atingir o seu cume (416m), aos 268 metros de altitude, rodamos à direita em direção a sudeste até atingir a linha da cumeada onde interseta a GR. O trilho continua por amplo caminho florestal, onde predominam os eucaliptos e as panorâmicas envolventes, com destaque para o curso do Rio Douro encaixado no vale.

Seguimos sem perda possível o amplo caminho florestal até ao ponto culminante do percurso, a Gruta das Banjas. A Gruta das Banjas não é mais do que uma antiga mina de ouro escavada a pulso pelos nossos antepassados. Este local é perigoso porque a gruta não está vedada e é um grande buraco no solo com uma profundidade que impõem respeito. Para visitar a gruta é necessário fazer um pequeno desvio do trilho (400m ida e volta), mas vale a pena entrar na gruta. Aconselha-se o uso de lanterna pelo perigo de escorregar ou bater com a cabeça no teto da gruta.



Depois de entrar na gruta, voltamos ao PR e seguimos para o Alto da Serra das Banjas onde as panorâmicas envolventes são soberbas, é visível S. Domingos da Serra, a Foz do Rio Arda (na freguesia de Pedorido), a Foz do Rio Mau (na freguesia de Rio Mau), a freguesia de Melres, com destaque para o curso do Rio Douro atestando bem a dureza dos seus contornos tortuosos encaixados nos profundos vales. A derivação por via popular do seu nome sugere romanticamente uma ligação a "Rio de Ouro (D'ouro)", mas tal não tem qualquer aderência histórica.

Agora, atingido o ponto mais alto deste percurso, iniciamos a descida da serra, inicialmente para sudeste por caminho florestal e depois por um troço de caminho de pé posto onde predomina a vegetação rasteira de carqueja e urze até rodar para sudoeste em direção ao pequeno lugar de Vilarinho.



Atravessamos o lugar e seguimos por caminho agrícola com vegetação diversificada de carvalhos e pinheiro bravo, cruzamos a pequena linha de água do Ribeiro de Mirões e logo de seguida subimos à Rua da Presas que seguimos em direção à Igreja de Melres, local de início e término deste percurso.


FICHA TÉCNICA
Realização: 17 de janeiro de 2021
Percurso: Melres (Parque da Praia e Igreja) - Gruta das Banjas - Serra das Banjas - Vilarinho - Melres
Distancia: 11 km
Duração: 3h02min
Tempo em movimento: 2h15min
Tempo parado: 0h47min
Movimento médio: 5,0km/h
Acumulado positivo: 459m
Acumulado negativo: 458m



TRILHOS JÁ REALIZADOS NO PARQUE DAS SERRAS DO PORTO

TRILHO DA SERRA DO CASTIÇAL
TRILHO DO VOLFRÂMIO - SERRA DAS FLORES
TRILHO DA CARQUEJA - SERRA DAS BANJAS
TRILHO DE BELÓI - ALTO DA PENECA

TRILHO HISTÓRICO - SERRA DE SANTA IRIA
TRILHO DO VALE DO TORNO - SERRA DO CASTIÇAL
TRILHO DA RIBEIRA DE SANTA COMBA
TRILHO DE ALVRE
TRILHO DOS MOINHOS
TRILHO DE PIAS E CASTIÇAL
TRILHO DO MEL E DO OURO ROMANO
TRILHO DAS ALDEIAS
TRILHO DO VALE DE AGUIAR

TRILHO DOS ROMANOS
TRILHO PORTO À VISTA
TRILHO DA RIBEIRA DE SILVEIRINHOS
TRILHO DO CASTELO
TRILHO DE PIAS
CORREDOR ECOLÓGICO






Se gosta das nossas trilhas adiciona a tua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 68 ft
Photo ofINÍCIO/FIM (MELRES) PARQUE ESTACIONAMENTO DA PRAIA E IGREJA Photo ofINÍCIO/FIM (MELRES) PARQUE ESTACIONAMENTO DA PRAIA E IGREJA Photo ofINÍCIO/FIM (MELRES) PARQUE ESTACIONAMENTO DA PRAIA E IGREJA

INÍCIO/FIM (MELRES) PARQUE ESTACIONAMENTO DA PRAIA E IGREJA

PictographWaypoint Altitude 68 ft
Photo ofIGREJA DE MELRES Photo ofIGREJA DE MELRES Photo ofIGREJA DE MELRES

IGREJA DE MELRES

PictographWaypoint Altitude 53 ft
Photo ofMARINA DE MELRES Photo ofMARINA DE MELRES Photo ofMARINA DE MELRES

MARINA DE MELRES

PictographWaypoint Altitude 816 ft
Photo ofMINA DE ÁGUA Photo ofMINA DE ÁGUA Photo ofMINA DE ÁGUA

MINA DE ÁGUA

PictographWaypoint Altitude 936 ft

17 Jan 15:08pnrio

PictographWaypoint Altitude 963 ft
Photo ofINTERSEÇÃO GR Photo ofINTERSEÇÃO GR Photo ofINTERSEÇÃO GR

INTERSEÇÃO GR

PictographWaypoint Altitude 1,135 ft
Photo ofDESVIO GRUTA DAS BANJAS Photo ofDESVIO GRUTA DAS BANJAS Photo ofDESVIO GRUTA DAS BANJAS

DESVIO GRUTA DAS BANJAS

PictographWaypoint Altitude 1,077 ft
Photo ofGRUTA DAS BANJAS (ENTRADA) Photo ofGRUTA DAS BANJAS (ENTRADA) Photo ofGRUTA DAS BANJAS (ENTRADA)

GRUTA DAS BANJAS (ENTRADA)

PictographWaypoint Altitude 1,103 ft
Photo ofGRUTA DAS BANJAS (GALERIA) Photo ofGRUTA DAS BANJAS (GALERIA) Photo ofGRUTA DAS BANJAS (GALERIA)

GRUTA DAS BANJAS (GALERIA)

PictographWaypoint Altitude 1,165 ft
Photo ofPANORAMA RIO DOURO Photo ofPANORAMA RIO DOURO

PANORAMA RIO DOURO

PictographWaypoint Altitude 1,203 ft
Photo ofALTO DAS BANJAS Photo ofALTO DAS BANJAS

ALTO DAS BANJAS

PictographWaypoint Altitude 813 ft
Photo ofLINHA DE ÁGUA Photo ofLINHA DE ÁGUA Photo ofLINHA DE ÁGUA

LINHA DE ÁGUA

PictographWaypoint Altitude 703 ft
Photo ofPANORAMA SÃO DOMINGOS Photo ofPANORAMA SÃO DOMINGOS Photo ofPANORAMA SÃO DOMINGOS

PANORAMA SÃO DOMINGOS

PictographWaypoint Altitude 476 ft
Photo ofVILARINHO Photo ofVILARINHO Photo ofVILARINHO

VILARINHO

PictographWaypoint Altitude 159 ft
Photo ofRIBEIRO DE MIRÕES Photo ofRIBEIRO DE MIRÕES

RIBEIRO DE MIRÕES

Comments  (12)

  • Photo of Hélio Videira
    Hélio Videira Mar 20, 2021

    I have followed this trail  View more

    É necessário o GPS para fazer o trilho, ainda andamos a cortar mato para não voltar atrás. Nada de grave :)
    Há uma parte que gostamos muito, é em trilho de pé posto e andamos rodeados de vegetação violeta!
    As vistas sobre o rio Douro são muito bonitas.

  • Photo of Caminhantes
    Caminhantes Mar 20, 2021

    Olá Hélio Videira!
    Estamos de acordo, é necessário uso de GPS, os trilhos estão em fase de implementação e não encontramos sinalética suficiente e inequívoca do trilho que seguíamos.
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Saudações.

  • Photo of PicosAlpinos
    PicosAlpinos May 25, 2021

    I have followed this trail  View more

    Trilho com magnificas panorâmicas.
    Recomendo o desvio até às Gruta das Banjas, antiga mina de ouro a céu aberto.

  • Photo of Caminhantes
    Caminhantes May 25, 2021

    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Boas caminhadas.

  • Photo of Carlos Batalha
    Carlos Batalha Aug 23, 2021

    I have followed this trail  verified  View more

    Vivam Caminhantes! Obrigado mais uma vez pela sugestão! Reforço as lindas paisagens do Douro e sublinho o destaque para a Gruta das Banjas! Vale a pena entrar até à abertura para umas belas fotos! Bem hajam!

  • Photo of Caminhantes
    Caminhantes Aug 23, 2021

    Olá Carlos Batalha!
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Saudações.

  • Photo of Manuel Alves.
    Manuel Alves. Oct 9, 2021

    E não é que não vimos a gruta?
    Estivemos na Banja Grande, mas já não é preciso voltar para trás. O trilho pode ser feito pela parte de cima do buraco

  • Photo of Manuel Alves.
    Manuel Alves. Oct 9, 2021

    Está bem sinalizado.

  • Photo of Manuel Alves.
    Manuel Alves. Oct 9, 2021

    I have followed this trail  View more

    Está bem sinalizado.

  • Photo of Caminhantes
    Caminhantes Oct 12, 2021

    Olá Manuel Alves
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Saudações.

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Oct 25, 2022

    I have followed this trail  verified  View more

    Trilho simpático, bem sinalizado, com excelentes paisagens.
    A Gruta das Banjas é um bom argumento para realizar o trilho.
    Obrigado pela partilha

  • Photo of Caminhantes
    Caminhantes Oct 26, 2022

    Olá STrilhos
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Saudações.

You can or this trail