Trilho da Carqueja

January 23, 2017
January 2017

near Fafião, Vila Real (Portugal)

Foi este o trajecto: de Fafião fomos em direcção á ponte da Matança passamos para a margem direita do rio Fafião, subimos a encosta e continuamos em direcção ao penedo da Fonte Fria, e daí é um saltinho até á cabana do Lagarinho. Depois de repor as forças com um lanche a condizer, lá seguimos através de um trilho que nos levou á nascente que existe por baixo da cabana do Lagarinho em direcção á corga. 100 metros abaixo o trilho desaparece..., então daí até ao rio tivemos por optar por escolher o nosso próprio caminho, sempre pela crista da encosta do Cortiço, até chegarmos ao rio Fafião, atravessá-lo na zona aonde ele faz um S apertado, atravessa-se bem..., e iniciamos a subida da Quina da Carqueja até apanharmos o trilho que nos leva ou trás, do Porto da Laje a Fafião, daí até á cabana do Vidoal são 800 metros e depois acerca de 3 Km a descer até Fafião. É um trilho lindíssimo com um sobe e desce constante, que nos provoca algum desgaste. O percurso da cabana do Lagarinho, passando pelo Cortiço, Quina da Carqueja até á cabana do Vidoal, é a zona mais complicada do trajecto todo.
Foram 15,4 Km de distância total.

PictographBridge Altitude 1,916 ft

Fafião

• Photo of PQ@
    PQ@ Jan 23, 2017

Um excelente trilho apesar do imprevistos.