TRILHO DA BARRAGEM DE PRADA E DO ALTO DA CIRADELHA (PR8+PR9 VNH)

Photo ofTRILHO DA BARRAGEM DE PRADA E DO ALTO DA CIRADELHA (PR8+PR9 VNH) Photo ofTRILHO DA BARRAGEM DE PRADA E DO ALTO DA CIRADELHA (PR8+PR9 VNH) Photo ofTRILHO DA BARRAGEM DE PRADA E DO ALTO DA CIRADELHA (PR8+PR9 VNH)

2050
September 12, 2021
September 2021

near Prada, Bragança (Portugal)

VÊ AS NOSSAS FOTOS PARA INSPIRAR A TUA PRÓXIMA AVENTURA
Never Stop Exploring
Caminhantes, trails to inspire your next adventure

TRILHO DA BARRAGEM DE PRADA E DO ALTO DA CIRADELHA (PR8+PR9 VNH)

O Parque Biológico de Vinhais é o ponto de partida para os dois trilhos na Serra da Coroa: o PR8-VNH Trilho da Barragem da Prada (5,9 km) e o PR9 VNH Trilho do Alto da Ciradelha (3,2 km), ambos de pequena rota e circulares, que complementam o Pólo Central: Pólo da Charca da Vidoeira, Pólo da Barragem de Prada e o Pólo da Ciradelha. Estes percursos estão devidamente assinalados no terreno. Nós juntamos os dois trilhos ficando um percurso em oito.

Ambos os trilhos estão integrados no Parque Natural de Montesinho e têm como principal objetivo divulgar a biodiversidade modelada pelas características climatéricas e pela altitude, assim como aproximar o homem à natureza através da contemplação da flora e da fauna existentes. As paisagens de amplos horizontes pintalgados com mosaicos agro-silvo pastoris de elevada beleza, constituem um grande atrativo deste local.

No Trilho da Barragem de Prada podemos observar a Charca da Vidoeira, que é um charco artificial, onde foi instalado um abrigo / observatório de modo a poderem ser feitas observações de fauna selvagem e a Albufeira de Prada e as diversas espécies que lhe estão associadas. Encontramos ainda o moinho de Paçó que em tempos foi de utilização comunitária.

No Trilho do Alto da Ciradelha podemos ter contacto com vestígios reais da história da Vila de Vinhais, através da observação de diversos vestígios arqueológicos como o Castro da Ciradelha, povoado proto-histórico, fortificado de grandes dimensões e de elevado valor estratégico e defensivo, situado no cume do Monte da Ciradelha ou Cidadela, a noroeste da vila. Outro ponto alto do percurso é o baloiço da chouriça, colocado junto do miradouro, para a foto da praxe.

DESCRIÇÃO DO TRILHO

Iniciamos o percurso no Parque Biológico de Vinhais, seguimos para Norte, pelo amplo caminho florestal que contorna o parque pelo meio de um frondoso Bosque de Carvahal e rapidamente se chega à Charca da Vidoeira. É necessário fazer um pequeno desvio à direita para a alcançar. Este charco é artificial sendo uma paragem para muitos animais: lobo ibérico, raposa, javali, corço, veado ou outro animal que venha saciar a sede… tem instalado um observatório de modo a poderem ser feitas observações da fauna selvagem.

Voltando ao caminho principal, o trilho continua para Norte pela zona de Castrilhão onde a terra está trabalhada fruto da exploração dos terrenos para atividades agrícolas. Ao km 2,7 encontramos uma bifurcação, no “biospot 7” B7-Matos, seguimos à direita, para Sudeste. Agora o caminho florestal acompanha diversos campos agrícolas e desce ligeiramente ao encontro da Albufeira de Prada. Também aqui é necessário fazer um pequeno desvio para alcançar as suas margens. Neste polo pretende-se tirar partido da pequena albufeira, criando uma zona de presença de aves aquáticas típicas de lagoas de altitude e da presença de outros animais tais como mergulhão-pequeno, o pato-real, a galinha-d`água, o gato-bravo, a raposa e o esquilo.

Contornamos a albufeira e atravessamos a Barragem de Prada para intersetar uma Levada de águas da albufeira, a qual acompanhamos por alguns metros. O trilho gira à esquerda para atravessar um pequeno Ribeiro e alcançar o comunitário Moinho do Paçó, que servia a aldeia de Paçó e as comunidades próximas. Trata-se de um moinho hidráulico, em alvenaria de xisto com telhado de duas águas.

Daqui o trilho segue em direção a Sul e interseta a estrada municipal que liga Vinhais ao Parque Biológico, ponto de Interseção PR9. Seguimos pela estrada alcatroada aproximadamente 300 metros para aí cortar à esquerda, no “biospot 3” B3-Margens dos Caminhos. Seguimos o amplo caminho florestal da esquerda que sobe progressivamente até ao marco geodésico do Alto da Ciradelha, onde temos amplas vistas da vila e montes circundantes.

Do Alto da Ciradelha seguimos por um caminho de pé posto onde podemos ter contacto com vestígios reais da história da Vila de Vinhais, através da observação de diversos vestígios arqueológicos do Castro da Ciradelha. A partir do século I/II d.C., estes povoados fortificados foram perdendo importância, devido à necessidade de terrenos mais férteis, o que fez com a s populações se deslocassem do cimo dos montes para os vales, onde havia melhores terrenos agrícolas. Neste caso, passaram a ocupar o vale mais a Sul.

Voltamos a intersetar o caminho florestal praticamente no Miradouro - Baloiço da Chouriça. O baloiço da chouriça é outro ponto alto do percurso, colocado junto do miradouro, para a foto da praxe. Várias fotos e seguimos o caminho florestal, sempre a descer voltamos a intersetar a estrada municipal a qual seguimos até ao Parque Biológico de Vinhais, local de inicio e término deste trilho.

FICHA TÉCNICA
Realização: setembro de 2021
Percurso: Parque Biológico de Vinhais - Charca da Vidoeira - Barragem de Prada - Alto da Ciradelha - Castro da Ciradelha - Baloiço da chouriça - Parque Biológico de Vinhais
Distancia: 9,5 km
Duração: 2h45min
Tempo em movimento: 1h59min
Tempo parado: 0h46min
Movimento médio: 4,80km/h
Acumulado positivo: 254m
Acumulado negativo: 254m

Se gosta das nossas trilhas adiciona a tua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

MIRADOURO-BALOIÇO DA CHOURIÇA

• Photo of PicosAlpinos
    PicosAlpinos Sep 20, 2021

Excelente trilho para conhecer a zona circundante do Parque Biológico de Vinhais

• Photo of Caminhantes
    Caminhantes Sep 21, 2021

Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Saudações.

• Madalena Aug 21, 2022

Great walk with the kids!

• Photo of Caminhantes
    Caminhantes Aug 21, 2022

Hello Madalena
    Thank you for your comment and review.

• Photo of saundrinha
    saundrinha Feb 12, 2023

Um trilho agradável de se fazer, muito fácil de seguir.