Trilho - Covide + Cidade da Calcedónia + Tonel

Photo ofTrilho - Covide + Cidade da Calcedónia + Tonel Photo ofTrilho - Covide + Cidade da Calcedónia + Tonel Photo ofTrilho - Covide + Cidade da Calcedónia + Tonel

June 22, 2023
June 2023

•   4.3 1 review

near Covide, Braga (Portugal)

O trilho da cidade da Calcedónia é um dos clássicos da serra do Gerês ( PR1 - Terras de Bouro ), famoso pela fenda que existe no interior do afloramento granítico, também denominada " Quelhão ". Foi um povoado da idade do Ferro, com posterior ocupação pelos romanos. A fenda facilitava a fuga em caso de ataque. Ainda resta um pequeno troço dos panos da muralha. O que mais nos mais interessava, sempre menos falado, era o Tonel, meda granítica da família da Rocalva.
Seguimos o PR1 até à base da " Cidade " , atravessamos a fenda, e em seguida, fizemos um corta - mato , para nos aproximarmos da base do Tonel, apesar de existência de carreiro mariolado. No alto, como será de esperar, as vistas para a cumeada da serra são magníficas. Descemos e continuamos por um carreiro pouco percetível, que nos levou à intersecção com o PR1. A partir daqui, continuamos por ele até ao P. Partida ( Café Bosk - lugar do Calvário - Covide ).

Cartografia - Folha 43 do IGE.( Terras de Bouro ) - escala 1/25.000

base Calcedónia

PictographCave Altitude 2,874 ft

Fenda ou Quelhão

tunel existente no afloramento granítico

Saída da fenda

Fim da fenda - apesar de não ser o topo do afloramento

topo Tonel

vista cascata e poço

vista cascata e poça

vistas

l. água e represa ribº de Freitas

marco da milha milha xxvi ( miliário )

• Photo of FatiGomes
    FatiGomes Nov 27, 2023

Foi a primeira vez que passei a fenda. Bastante difícil de passar algumas rochas, mas com ajuda lá consegui. Trilho muito bonito.

• Photo of TRUKA
    TRUKA Nov 27, 2023

Ao longo dos anos, volta e meia atravessava a fenda ( cerca de 100 metros ). Acontece que, desta última vez custou-me, apesar das rochas estarem húmidas. Sòzinho é difícil, pois há zonas onde é necessário ajuda. Parabéns, porque não é fácil, apesar de ser um local e percurso muito conhecido. Obrigado pelos comentários e boas caminhadas. Cumprimentos do Truka.