Trilho circular do Pé do Cabril - serra do Gerês FEV.2017

Photo ofTrilho circular do Pé do Cabril - serra do Gerês FEV.2017 Photo ofTrilho circular do Pé do Cabril - serra do Gerês FEV.2017 Photo ofTrilho circular do Pé do Cabril - serra do Gerês FEV.2017

February 28, 2017
February 2017

near Vilarinho das Furnas, Braga (Portugal)

À base do Pé do Cabril, pode aceder-se quer vindo da Junceda, de S. João do Campo ou partindo da casa da guarda florestal do Leonte. Recorrendo aos meus registos, verifico que, a primeira vez que lá cheguei, foi em 11 de Fev. de 1995, vindo de S. João do Campo, e regressando pela Bouça da Mó, troço já quase intransitável, naqurela altura. Ao topo, depois de varias tentativas, sempre goradas, quer pelo vento ou chuva, cheguei em 8 de Abril de 2006, num dia ensolarado. Foi a última vez, que vim para estas bandas !!!
A ideia desta vez, era descobrir alguns miradouros, e se houvesse tempo, subir ao topo, o que não foi possível, por não termos luz disponível e devido à fadiga, do sobe e desce do trilho.
Partimos do Leone, e deveríamos passar num muro, onde havia uma cancela, o que me surpreendeu, por não existir mais. Perto da base do Pé do Cabril, fomos visitar o prado Tiroliorão, e observando o topo da Varziela e o prado amarelo. Subimos um pouco em seguida e fomos percorrendo locais que permitem belas vistas para a albufeira, para os lados da serra Amarela, e muito para lá de S. João do Campo, identificando-se com facilidade o " castelo de Aboim da Nóbrega ".Continuamos no sobe e desce até ao muro que antecede o prado Gamil. Mais à frente, o MAKA descobriu um miradouro sobre parte do vale da Ribeira de Roda e outro para os lados das Caldas do Gerês. Regressamos à cabana do Prado e fomos contornando o Pé do Cabril, que assume diferentes perfis, seguindo o trilho. Na base daquele, decidimos não o subir, pois sempre seria actividade para mais de uma hora.

Cartografia - Folha 30 do IGE ( Germil) esc ala 1/ 25.000 )..

prado Tirolirão

muro prado gamil

vista para o penedo furado