Photo ofTrilho - Chãos + Lage da Ponte + Escaleira + Vale Pedra Cavalos + Alto da Surreira do Meio Dia + Cubo de Baixo Photo ofTrilho - Chãos + Lage da Ponte + Escaleira + Vale Pedra Cavalos + Alto da Surreira do Meio Dia + Cubo de Baixo Photo ofTrilho - Chãos + Lage da Ponte + Escaleira + Vale Pedra Cavalos + Alto da Surreira do Meio Dia + Cubo de Baixo

May 27, 2019
May 2019

near Bostochão, Vila Real (Portugal)

Num sábado cheio de sol, abandonamos o lugar de Chãos, com destino à Escaleira e ao topo da Surreia do Meio Dia. Entre eles fica o Vale Pedra Cavalos, com as suas plantações de folhosas protegidas da " rapaziada " que as costuma roer, se estiverem à mão de semear, tão tenrinhas que elas são! Dois dedos de conversa com o senhor Aires, antigo pastor daquelas paragens, mochilas aconchegadas e ordem para romper até à Lage da Ponte, depois de passar a ponte da Assureira. O início do trilho está indicado por um mariola " gigantone ". O carreiro vai aos zigue - zagues pela encosta acima, permitindo fazer as paragens que entendermos para observarmos a paisagem, com a fita da Ribeira do Cabril lá em baixo, tornando-se progressivamente mais esguia, à medida que subíamos, empurrados pela brisa da montanha. Depois de passada a Escaleira, o declive é menor. O local certo para um merecido descanso é em Vale Pedra Cavalos, alvéolo abrigado, onde as botas tiveram direito a uns minutos de sossego. Daqui, partimos com destino ao curral de Virtelo ( ou Birtelo ? ) onde o abrigo pastoril está em ruínas. Rompendo caminho, subimos até ao ponto mais alto da Surreira do Meio Dia, preparando o regresso. Ainda tivemos tempo para visitar um abrigo muito especial e iniciamos a descida até perto da Silha ( apiário ), acompanhando a Ribeira do Cabril pela margem direita. Travessia efetuada, evitamos a ponte de Azevedo, para rematar a marcha no lugar de Chãos, pelos caminhos rurais junto aos campos.

A subida é extensa e dura, traduzindo-se em cerca de 1.000 metros acumulado. Com chuva, é arriscado, devendo evitar-se.
Trilho paisagístico por natureza, onde se inclui alguns elementos ligados à pastorícia ( currais e abrigos pastoris ).
Cuidado especial com as abelhas no curral do Virtelo.
A travessia da Ribeira do Cabril, só com caudais reduzidos.
Distância real - 14,6 km.

Cartografia - Folhas 44 ( Ruivães ) e 31 ( Outeiro ) do IGE - escala 1/25.000

Silha

• Photo of PQ@
    PQ@ May 28, 2019

Os miradouros da surreira são divinais.