Trilho Cascata do Boição / Bucelas

April 7, 2018
April 2018

near Vila Nova, Lisboa (Portugal)

O Trilho da Cascata do Boição tem inicio na Vila Nova; Bucelas, num largo em terra batida junto à estrada...
Iniciamos este trilho indo ao encontro do Rio Trancão, subindo a encosta até encontrar-mos o Moinho do Catadouro, onde podemos desfrutar de uma belíssima paisagem sobre os vales em redor...
Daí, seguimos por um trilho interessante, sempre com vista sobre o vale do Trancão, passando por um parque eólico, e descendo novamente ao vale, fazendo-nos cruzar o rio sobre umas pedras aí colocadas para o efeito...
Arranhó é a freguesia que nos recebe, levando-nos a Nossa Senhora da Ajuda, que nos acolhe com o seu belíssimo santuário, e com alguns cafés, onde podemos descansar um pouco, e hidratar, para voltarmos à metade que falta deste trilho fantástico...
É do santuário da Nossa Senhora da Ajuda que partimos para a parte mais bonita deste passeio, que nos leva a mais uma fortificação defensiva das linhas de torres, Forte da Ajuda Grande, que nos presenteia com mais uma paisagem maravilhosa, e com um pouco da historia de outros tempos...
Daqui, voltamos a descer a um vale profundo, a um trilho verdadeiramente magico, sempre ao som de agua corrente, (maravilhoso em dias de chuva, como foi o caso), bastante colorido pela densa vegetação, até que a Ribeira do Boição acaba por se revelar, com pequenos rápidos, embrenhando-se pelo vale em zonas inacessíveis, e de repente, desenrola-se numa belíssima cascata, numa zona bastante interessante, tranquila, que só o barulho intenso da agua se faz sentir...
Após o ponto alto do nosso passeio, referencia à Quinta do Boição, logo à saída do trilho que nos leva à cascata, e já de regresso ao ponto de partida, a alguns pontos "aéreos" interessantes, e aos vários moinhos de vento, despidos das suas velas, mas testemunhas da nossa passagem, num dia chuvoso de primavera, em que fomos surpreendidos por um trilho fantástico...