Trilho Canadelo pela encosta Sul das Aldeias do Marão

Photo ofTrilho Canadelo pela encosta Sul das Aldeias do Marão Photo ofTrilho Canadelo pela encosta Sul das Aldeias do Marão Photo ofTrilho Canadelo pela encosta Sul das Aldeias do Marão

March 27, 2021
March 2021

near Canadelo, Porto (Portugal)

O trilho inicia-se no Lardo de S. Pedro em Canadelo sendo os primeiros 4 Km a acompanhar a Levada do Canadelo, até a Ribeira de Beja,.
Segue-se um pequeno troço, difícil, em escalada com cerca de 200 mts desaconselhando fazer o trilho em dias com chuva, iniciando-se a subida para Campanhó, um caminho agradável, rodeado de florestação autóctone até ao Ribeiro do Forno seguindo-se uma subida mais estimulante até Campanhó, aldeia que já se encontra um pouco descaracterizada, mas ainda com algumas casas com traça original.
A subida prossegue até ao ponto mais alto da caminhada num dos cumes do Marão a 790 mts de altitude.
Este cume, alem de ter uma vista deslumbrante do Monte Farinha/Senhora da Graça, Alvão, Marão, Ermelo, Fisgas de Ermelo e aldeias esculpidas no meio das montanhas, tem também um fantástico posto de Vigilância Florestal, que é uma experiência única subir e a paisagem à volta.
Segue-se uma descida em cascalho com uma inclinação muito acentuada.
A descida prossegue até a aldeia de Tejão, até ao Rio Olo, aonde encontramos uma extraordinária ponte pênsil de Arame entrançado que dão suporte a um tabuleiro de madeira sobre o cristalino Rio Olo.
Prossegue-se uma subida por estradão com cascalho para Mouquim, iniciando-se uma nova descida ingreme até ao Rio Olo e o Parque de merendas de Canadelo, terminando o trilho com uma “emocionante” subida pela estrada até ao Largo de S. Pedro aonde o trilho se iniciou.
A distância total são cerca de 21 Km com um ganho de altitude de 1060 mts.
Trilho não sinalizado, com extraordinárias paisagens, e pontos de interesse, exigindo a utilização de Wikiloc, apresenta alguma dificuldade pela pequena escalada no Ribeiro de Beja e é exigente fisicamente pelas subidas e essencialmente descidas que se seguem, os caminhos são diversificados, e não apresentam grandes obstáculos.

• Photo of Fernando Babo
    Fernando Babo Oct 15, 2022

Adorei este percurso, está muito limpo e com bons caminhos, excepto no final da levada ,mas não é difícil. Dava um óptimo trilho. Há muitas alternativas a poderem ser feitas entre Campanhó e Tejão ,talvez o trajecto menos interessante. Abraço boas Caminhadas.