Trilho Cabeço Meio Dia - PR 3 - Serra Arga 2021

Photo ofTrilho Cabeço Meio Dia - PR 3 - Serra Arga 2021 Photo ofTrilho Cabeço Meio Dia - PR 3 - Serra Arga 2021 Photo ofTrilho Cabeço Meio Dia - PR 3 - Serra Arga 2021

November 14, 2021
November 2021

near Arga de Cima, Viana do Castelo (Portugal)

Trilho do Cabeço do Meio Dia, é um percurso pedestre denominado de Pequena Rota (PR) – as respetiva marcação e sinalização obedecem às normas internacionais. Este percurso tem início junto a capela de culto a St.º Antão, também vulgarmente conhecido pelo santo do chocalho, na povoação mais alta da Serra d’Arga – Arga de Cima. O respetivo ponto de partida localiza-se, precisamente, no entroncamento da estrada de alcatrão e do caminho florestal. Seguindo por este caminho e virando, pouco depois, à esquerda, percorremos um trilho de pastores que nos conduzirá a um abrigo de caçadores de lobo. Daqui seguimos o trilho que desembocará na estrada florestal. Passado algum tempo, deixamos esta estrada florestal para atravessarmos o ribeiro de Pombas e aproveitamos para visitar o Moinho das Pombas de Baixo. Alguns metros à frente viramos à direita para seguirmos um caminho lajeado que nos levará ao Moinho Velho.

Continuando a descer, desembocamos num caminho florestal, o qual nos conduzirá ao Moinho Novo. Daqui, rumamos em direção ao lugar de Varziela que faz parte do território da povoação de Arga de Baixo. Visitado o pequeno lugar, iniciamos uma curta ascensão por uma estrada florestal que nos levará ao Cabeço do Meio-Dia, que ostenta 611 metros de altitude e de onde podemos apreciar uma fantástica vista panorâmica da Serra d’Arga. Retomando o mesmo caminho, agora em sentido descendente e chegados ao lugar de Varziela, seguimos o caminho que nos conduzirá à Ponte de Porto Carro e ao Moinho de Baixo. Regressamos ao caminho para, seguindo para montante o ribeiro da Arga, visitar, desta forma, a bela Ponte e Moinho. Deste local, seguimos pela estrada florestal, em direção a Arga de Cima, visitando, pelo caminho, o Moinho da Fíchua e o lugar da Gândara. Pouco depois, no regato da Fraga, encontramos, à nossa direita, os Moinhos da Gândara e, escassos metros à frente e cruzando o regato, um interessante elemento de inestimável valor do património arquitetónico e etnográfico da Serra d’Arga – o Pontão do Lobo. Aqui, no Pontão do Lobo, termina este belo percurso, por terras de Caminha.

O Trilho do Cabeço do Meio Dia desenvolve-se no território que se estende para nascente da Serra d’Arga. Ao longo dos ribeiros das Pombas e da Arga, identificam-se os mais característicos elementos resultantes da humanização da paisagem; os prados e as veigas, os socalcos suportados por muros de pedra, as ramadas para a vinha, as bordaduras de carvalho-alvarinho e azevinho definindo o limite das propriedades, os moinhos, as matas e as galerias ripícolas; uma paisagem amena e fértil, em oposição à da serra; agreste e pedregosa. Ao longo do percurso é possível contactar com aspetos de interesse geológico na forma de alternâncias litológicas, contrastes de relevo e formas reveladoras da história natural. A área é marcada por xistos intercaladas por níveis quartzosos. Em alguns destes estratos estão fossilizadas marcas de ondulação, mostrando que estes foram areias submersas de praias antigas. Assinala-se ainda uma ribeira encaixada em zona de falha, marmitas de gigante em riachos e recursos hídricos subterrâneos explorados na forma de minas de água.