Photo ofTrilho - Arado + Azevinheiro + Chã do Pinheiro + Arrocela + Coriscadas + P. do Conho ( serra do Gerês). Photo ofTrilho - Arado + Azevinheiro + Chã do Pinheiro + Arrocela + Coriscadas + P. do Conho ( serra do Gerês). Photo ofTrilho - Arado + Azevinheiro + Chã do Pinheiro + Arrocela + Coriscadas + P. do Conho ( serra do Gerês).

April 15, 2019
April 2019

near Ermida, Braga (Portugal)

Percurso em torno da corga da Giesteira, com início e fim no parque da Fonte de Letras, muito perto da cascata do Arado. O dia nasceu pardacento, embora com temperatura agradável para o que pretendíamos. A previsão de chuva para a tarde, era tudo menos o que desejávamos, mas confirmou-se . A parte inicial, é semelhante ao percurso para o vale da Teixeira. Transposta a cascata do Arado e as escadas de início do trilho, toma-se o carreiro que vai permitindo ganhar cota gradualmente. Continuando a subir, distingue-se o forno da Giesteira, que fica lá no fundo da corga, cada vez mais distante, à medida que progredimos. Antes de atingirmos os mariolas na pequena portela, donde se avista o belíssimo vale da Teixeira, faz-se o desvio para o Azevinheiro, subindo uma " pequena ... " encosta. A subida é custosa, mas não é extensa, sendo necessário ir procurando o melhor caminho. No topo, as panorâmicas para o vale da Teixeira, justificam o esforço da subida. Além dos currais da Teixeira e Cambalhão, distingue-se lá ao fundo, perto da Chã da Preza, o curral do Junco. O Pé de Salgueiro e o Junco, formam a linha de cumeada, que protegem o vale por poente. Mais à frente, surge-nos o Azevinheiro, pequeno oásis, como há muitos nesta serra. O abrigo ( pala), já deixou de exercer a sua função, bem como o prado. Deve ter sido um pequeno curral, já que seria um desperdício não aproveitar este local. As cabras bravas, conhecem-no bem, pois quando lá passamos, andavam por ali. Até à Chã do Pinheiro, é sempre a subir. Pareceu-me existir um prado intermédio, entre o Azevinheiro e aquela chã. Não deu tempo porém, para verificar se também tinha algum abrigo. Da Chã do Pinheiro tomamos o rumo da Arrocela, acampando na sua base e ao mesmo tempo, procurando um ponto alto para fotografar ( mais uma vez) o Cutelo de Pias e toda a cumeada que se perfila para Norte e NE.
A partir do abrigo da Arrocela, tomou-se o carreiro que acompanha a corga e que nos leva perto das Coriscadas ( ou Couriscadas ?) derivando para a cabana que pertence à vezeira da Ermida. A parte final, desde os Portelos do Conho até ao estradão que liga ao curral dos Portos é o pior troço do percurso. O carreiro (?) mariolado, tem uma progressão difícil, escondido na vegetação, requerendo muita atenção e paciência. A chuva apareceu nesta fase, o que ainda dificultou as coisas. A parte final segue o estradão que vem da ponte da Tribela para o Arado, passando pelo curral dos Portos e visitando ainda o curral da Malhadoura.

Cartografia - Folhas 44 ( Ruivães) e 31 (Outeiro) do IGE série M888 escala 1/25 000

Pontos interessantes:

Panorâmicas - Vale da Teixeira e Conho.
Vistas para as "rocas" mais interessantes - Pé do Salgueiro, Junco, Roca
Negra, Rocalva, Cutelo de Pias e Iteiro d´Ovos.
abrigos pastoris - palas no Azevinheiro e Châ do Pinheiro.
forno - curral da Giesteira.
"cabanas" - Arrocela, Coriscadas ( Ermida) e Portos ( Ribeira).
Cascata do Arado ( para ver e fotografar, seguindo as instruções de segurança...

Cascata Arado

Vista para o vale da Teixeira

vista para o vale da Teixeira

marco triangulado

abrigo

Chã do Pinheiro - prado

prado

Photo ofVista para o Cutelo de Pias, Estreito, Rocalva, Roca Negra,... miradouro 2 Photo ofVista para o Cutelo de Pias, Estreito, Rocalva, Roca Negra,... miradouro 2 Photo ofVista para o Cutelo de Pias, Estreito, Rocalva, Roca Negra,... miradouro 2

Vista para o Cutelo de Pias, Estreito, Rocalva, Roca Negra,... miradouro 2

PictographMountain hut Altitude 2,605 ft

• Photo of PQ@
    PQ@ Apr 16, 2019

Excelente percurso. Os miradouros para o rio Conho são espetaculares.

• Photo of Makca
    Makca Apr 16, 2019

Curtinho, mas excelente de panorâmicas, e durinho como eu gosto.

• davidrib4 Oct 29, 2019

Boa noite,
    Uns 300 metros á frente da cabana de arrocela , em direção ao curral da coriscada, tem uma pequena fenda e logo após isso tem um penedo com cerca de 3 ou 4 metros de comprimento mas uma altura enorme e muito inclinado, que nem sequer dá para atravessar de pé, só sentado. Vocês também o atravessaram?

• Photo of TRUKA
    TRUKA Oct 29, 2019

Ese trilho era percorrido por pastores e em caso algum ponham em perigo os animais. Pelo que tenho de memória, há um local em que o trilho desvia para a esquerda, de forma dissimulada, entre as giestas, creio eu onde diz localizar-se o tal penedo. Seguindo em frente poderá encontrar tal situação. Que me lembre, não vejo outro local, para isso acontecer.

• Photo of rique.faria
    rique.faria Jan 22, 2022

Trilho excelente para se fazer nos dias de inverno, se não chover ou tiver chovido nos dias anteriores.
    Obrigado ao seu autor.

• Photo of zetoalves
    zetoalves Jan 23, 2022

Um trilho magnífico, repleto de beleza, aventura, e alguma adrenalina. Bem haja o seu autor, a quem endosso a devida vénia. Um grande abraço!

• Photo of TRUKA
    TRUKA Jan 23, 2022

Obrigado pelos comentários zetoalves. Sempre ao dispor. Boas caminhadas e abraço do Truka.