Trilho aos Cucos / Torres Vedras 11,3Kms

Photo ofTrilho aos Cucos / Torres Vedras 11,3Kms Photo ofTrilho aos Cucos / Torres Vedras 11,3Kms Photo ofTrilho aos Cucos / Torres Vedras 11,3Kms

1947
December 31, 2017
December 2017

near Orjariça, Lisboa (Portugal)

"As Termas dos Cucos situam-se nos subúrbios de Torres Vedras, a 2 Kms da cidade, junto à Estrada Nacional nº 9, a caminho de Runa.
A utilização das águas e lamas dos Cucos começou em 1746, contudo, só em 1866 foi nomeada uma Comissão que procedeu a estudos preliminares sobre as Águas Minerais do Reino e onde figuravam as nascentes dos Cucos.
Inaugurado em 15 de Maio de 1893 o complexo termal dos Cucos, deixou de funcionar em 1998 e a degradação começa a instalar-se. Só com avultados investimentos será possível reactivá-la."
E foi em busca deste pequeno "tesouro" da cidade de Torres Vedras que nos metemos a caminho, num dia bastante chuvoso de inverno, iniciando o percurso perto da aldeia de Orjariça (Torres Vedras), porque para entendermos os "Cucos" temos de descobrir toda a sua envolvente... Assim, subimos ao moinho do Gaio (foto), local onde podemos desfrutar de uma belíssima paisagem sobre o vale do Rio Sizandro... E foi ao encontro deste rio que descemos ao vale, passando pelas ruínas de uma enorme quinta(foto) junto ao vale de Matacães, por trilhos inundados de cores(foto), que a par da chuva que caiu em grande parte do percurso, nos lembra que estamos em pleno inverno...
Assim, chegamos ás ruínas das Azenhas da Boiaca, e ás Azenhas do Cabaço (foto), já no sopé da Serra dos Cucos...
Foi-nos difícil tirar fotos do local, pois chovia imenso, ainda assim fica a foto possível destas ruínas, já perto do complexo termal dos Cucos...
Ao chegarmos ás Termas, só tivemos tempo para um pequeno registo do momento que aqui deixo (foto), pois a intempérie instalou-se, o que tornou impossível a visita ao local, motivo para este passeio... Ainda assim, e já no trilho de regresso, consegui um registo "aéreo" do Complexo Termal dos Cucos (foto), deixando a promessa de voltar a repetir este passeio, mas num dia menos chuvoso, para poder desfrutar um pouco mais deste maravilhoso local...
De referir somente, que a distancia percorrida foi de 11,3 Kms e não a que está registada na AAP... Talvez pela imensa humidade sentida, ou por outra questão técnica que desconheço, a dado momento, o registo sofreu um "pico" que fez disparar os Kms percorridos...
Passeio atribulado, mas fantástico, e a repetir em dia mais seco :)
Bons Trilhos

• kaldixas Oct 12, 2020

Muito bonito e paisagem variada! Comecei o trilho nos Cucos em vez do que indicava no mapa, mas como é circular é um pouco indiferente. Atribuo dificuldade moderada pois existem algumas subidas e acessos um pouco mais exigentes e não tão marcados que dificulta um pouco a caminhada.