Photo ofTrilho - Abelheira + Entre Caminhos + currais da Biduiça + currais das Negras + currais da Matança ( serra do Gerês) Photo ofTrilho - Abelheira + Entre Caminhos + currais da Biduiça + currais das Negras + currais da Matança ( serra do Gerês) Photo ofTrilho - Abelheira + Entre Caminhos + currais da Biduiça + currais das Negras + currais da Matança ( serra do Gerês)

June 3, 2019
June 2019

near Sela, Vila Real (Portugal)

Adivinhando um dia de muito calor, iniciamos bem cedo a jornada que nos iria levar ao Gerês profundo, território selvagem, de beleza ímpar, que tem sempre algo para nos mostrar, por muito que o tenhamos calcorreado. Batiam as nove horas nos campanários dos lugares mais próximos, quando iniciamos a subida da Corga da Abelheira. O pequeno vale, vai afunilando na procura de Entre Caminhos. Na cabeceira do ribeiro da Abelheira, a mãe Natureza, prepara-nos uma surpresa, mostrando-nos a cumeada até onde o nosso olhar consegue chegar. De todas as imagens possíveis, a do Compadre e a sua moreia em toalha, toca-me de uma forma especial, nem mesmo o serpentear do ribeiro da Biduiça e o seu poço, os oásis verdes dos currais distantes ou a fugidia figura da Nevosa, me impressionam tanto. Decidimos descer pelo carreiro que vai para os currais da Biduiça, onde foi uma surpresa, a cabana já ter uma placa de identificação e respetivas coordenadas. Muito perto, o ribeiro, caminhava mansamente para se juntar aos seus irmãos, até formarem o Ribeiro da Dola. Prosseguimos a jornada até ao curral das Rochas da Matança, onde mais uma vez me esqueci de procurar o seu abrigo, que deverá está em ruínas, como tantos outros. Continuamos, pelo carreiro da margem direirta do Ribeiro da Biduiça, fazendo a primeira paragem do dia, na sombra de um "abrigo natural". Muito perto deste local, atravessamos a linha de água, o que se revelou pouco prático, tornando a mudar de margem, para apanhar o carreiro para os currais das Negras. Já perto da cabeceira deste ribeiro, voltamos a atravessá-lo para nos dirigirmo-nos àqueles currais, onde paramos para almoçar e conhecer melhor esta zona de pastagem. O seu forno tem uma pequena placa de identificação e coordenadas, mas a parte superior merecia um verdadeiro restauro. Orientamos o regresso ao ponto de partida, pelos currais da Matança, depois de caminharmos pelo "trilho" que corre sobranceiro à margem esquerda da Ribeira das Negras. Depois da travessia desta, fomos procurar o abrigo pastoril, que está também em ruínas. Finalmente, enveredamos pelo carreiro que se dirige para os lados de Entre Caminhos, a meia encosta, ignorando o VG do Castanheiro, descendo de novo a Corga da Abelheira.

Cartografia - folha 31 ( Outeiro / Montalegre ) do IGE - escala 1/ 25000

Pontos interessantes :
- A cumeada geresiana , destacando - Nevosa, Compadre, Castanheiro, Alto do Bezerral,
Cornos de Candelas e tantos outros.
- As ribeiras - ribeiro da Biduiça, Corgo das Lamas do Compadre e Ribeira das Negras.
- Os currais e os seus abrigos pastoris - currais da Biduiça, das Rochas da Matança,
Negras e Matança.
- A moreia em toalha do Compadre.

Distância real - 13,5 km.

Entre Caminhos

pala

trav. ribª. das Negras

PictographWilderness hut Altitude 3,875 ft
Photo ofabrigo pastoril dos currais da Matança Photo ofabrigo pastoril dos currais da Matança Photo ofabrigo pastoril dos currais da Matança

abrigo pastoril dos currais da Matança

curral da Matança

Corga da Abelheira

• Photo of Makca
    Makca Jun 5, 2019

Muito bem pensado o percurso, uma maravilha de paisagens!