Photo ofTrilho - Abelheira + Biduiça + Curral das L. do Compadre + Compadre (crista) + Curral L. de Baixo + C. das Rochas da Matança Photo ofTrilho - Abelheira + Biduiça + Curral das L. do Compadre + Compadre (crista) + Curral L. de Baixo + C. das Rochas da Matança Photo ofTrilho - Abelheira + Biduiça + Curral das L. do Compadre + Compadre (crista) + Curral L. de Baixo + C. das Rochas da Matança

July 24, 2019
July 2019

near Sela, Vila Real (Portugal)

Dia destinado a visitar um curral " esquecido " no território formado pelo cabeço do Compadre, Corgo das Lamas do Compadre e pelo Outeiro de Cervas. Localiza-se muito perto da margem esquerda daquela linha de água, a Este do Compadre e a Sul do O. de Cervas. Daqui acede-se por carreiro ao curral de Fornalinho de Baixo. Chamei-lhe sem ter a certeza, de curral das Lamas do Compadre. Delimitado pelos toscos muros de pedra, abandonado pela pastorícia e onde a vegetação tomou conta da área de pasto, consta de duas áreas protegidas pelos muros. O Compadre é muito conhecido por quem faz as travessias da serra do Gerês. Subimos a Corga da Abe(i)lheira e dirigimo-nos para os prados das Biduiças. A norte do forno do curral, encontra-se um dos locais, que facilitam a travessia desta linha de água. Tomamos o rumo do curral das Lamas do Compadre indo na direção do Fornalinho de Baixo, depois de ultrapassada a moreia do Compadre. Atravessamos um primeiro braço e depois o Corgo das Lamas do Compadre, onde nas suas margens resistem alguns bosquetes de pinheiros silvestres. Demos uma volta, mas não encontramos vestígios, de abrigo pastoril. Pareceu-nos existir um, meio arruinado, sobranceiro ao curral, perto do carreiro para o Fornalinho de Baixo, mas não era para ali, que pretendíamos ir. Continuamos num trilho que faz companhia à margem direita. Abandonamos para subir à crista do Compadre. O último troço da trepada, tem bastante urze , sendo mais fácil aceder ao topo pelo lado do curral de Lamelas de Baixo, aliás por onde descemos. Do curral de Lamelas de Baixo continuamos até à travessia do Ribeiro da Biduiça. Mais à frente aparece-nos o curral das Rochas da Matança e um pouco à frente os prados das Biduiças. A partir daqui, é rota batida até ao local onde iniciamos a nossa atividade.

Cartografia - folha 31 do IGE ( Outeiro / Montalegre ) escala 1/ 25.000
Distância real - 14,9 km ( a média geral foi de 2,2 km/h, com cerca de 2 horas de paragem).
Pontos com interesse:
Currais : Biduiças, Lamas do Compadre, Lamelas de Baixo e Rochas da Matança.
Moreia glaciar do Compadre ( em forma de toalha ).
Vistas da crista do Compadre - em especial para Norte.