Trilho 2Rios formação APEFAveiro

May 31, 2021
May 2021

•   4.3 1 review

near Casaldelo, Aveiro (Portugal)

Vamos percorrer trilhos de pé posto junto dos Rio Caima e Rio Fílveda, observando a fauna e a flora ripícola, bem como, minas de Telhadela onde se extraiu o níquel entre 1865 e 1886, açudes, levadas, pontes e vários moinhos que testemunham a força do ciclo do pão. Terminamos o percurso em Vilarinho de São Roque. classificada como Aldeia de Portugal. "A beleza contagiante do local advém em boa parte do enquadramento natural, mas há também muito património para descobrir, entre a antiga Escola Primária, a Capela de S. Roque, os moinhos e o açude do rio Fílveda, as casa rurais, os canastros, o lavadouro e as alminhas erigidas junto dos caminhos. Com uma paisagem marcada pela localização, entre a serra do Arestal, o rio Fílveda, do qual possui uma cascata, e o vale encaixado, são também marcas de Vilarinho de São Roque a agricultura em socalcos, e uma mancha florestal pontuada por eucaliptos e pinheiros. Aliás, toda a história do local, cuja primeira referencia data do século XVI, está ligada ao rio, aos moinhos de água para moer o milho e às florestas verdejantes. Todas as tradições da aldeia passam pela ruralidade e cultura popular, aqui bem preservadas" (C.M. Albergaria Velha).

• Photo of Eduardo Matos 20 Novembro.
    Eduardo Matos 20 Novembro. Jan 6, 2022

Este trilho teve como particularidade, uma paisagem lindíssima, apesar do tempo não ter ajudado, mas tivemos uma experiência a nível de exploração da natureza inclivel. Por isso este trilho eu considero um dos meus preferidos.