Eco-Escolas Eco-Trilho D.Sancho I

April 17, 2023
April 2023

near Rorigo, Braga (Portugal)

O trilho Vila Urbana localizado maioritariamente no centro urbano de Vila Nova de Famalicão é destinado a pessoas com aptidão mediana. Este trilho apresenta diversos pontos relacionados à biodiversidade e à cultura da cidade, assim como visa conscientizar para o desperdício de água.
O percurso tem início na escola D.Sancho 1 e deve ser realizado no sentido anti horário (mais recomendado). O percurso continua em direção à HUFA onde é possível observar um local de plantação sustentável. Até ao próximo ponto cultural,a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, os caminhantes passam pela Igreja Santiago de Antas, rica em património; e os parques da Devesa,onde está localizado o Rio Pelhe, e de Sinçães, pontos estes que têm riquíssima biodiversidade. Depois dos jardins da câmara as próximas e últimas paragens são o Parque do Vinhal e o Jardim 1º de Maio.

PictographFlora Altitude 499 ft

Antes localizadas no Parque da Devesa, as hortas urbanas mudaram de localização para a Avenida dos Descobrimentos devido à redução de espaço verde que estas causaram no parque. Este local elevou o estatuto do município uma vez que permitiu a prática da agricultura biológica, prática esta que contém grande importância ambiental e promove a biodiversidade. Para além disto as hortas servem também de local de confraternização para todos que as possuam.

PictographReligious site Altitude 605 ft

A Igreja de Santiago de Antas localiza-se na freguesia de Antas.Foi erguida, no século XIII, como igreja de um mosteiro que pertenceu à Ordem dos Templários. Fontes documentais comprovam que, em 1549, era propriedade da Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. Entretanto o mosteiro desapareceu, tendo apenas resistido a igreja que é, presentemente, igreja paroquial.

PictographPark Altitude 491 ft

Inaugurado a 28 de setembro de 2012 , o Parque da Devesa é um espaço verde urbano de 27 hectares. Este é um espaço de contacto com a natureza, onde podem ser observadas diferentes espécies e ainda o rio Pelhe. É também um local de lazer, convívio, desporto e cultura onde são promovidas diversas atividades na casa do território e no anfiteatro. A cerca de 500 metros do anfiteatro, podemos encontrar o citeve. Um centro de investigação tecnológica, conhecido internacionalmente, que desenvolve técnicas sustentáveis para a indústria têxtil.

PictographWaterfall Altitude 486 ft

Rio que nasce em Portela e desagua no Rio Ave tornou-se num lugar desagradável de se visitar devido a descargas ilegais causadoras de poluição. Todos nós temos o conhecimento que a poluição é algo devastador, neste caso além de deixar a população local descontente também causou a redução da qualidade da água e da quantidade de biodiversidade. Por estas razões devemos lutar para que os causadores destas descargas recebam consequências reais. Todos merecemos água limpa! Tornar rio mais natural sem tanta intervenção urbana.

PictographWaterfall Altitude 489 ft

PictographPark Altitude 502 ft

O Parque de Sinçães, localizado nas antigas Quintas de Sinçães e da Ribeira, contribui significativamente para a melhoria da qualidade da vida urbana.É possível encontrar diversos exemplares muito interessantes da flora autóctone que, no seu conjunto, formam uma mancha verde que confere a este parque um inestimável valor ecológico e ambiental, factor de qualidade de vida e bem-estar das pessoas, ideal para caminhadas, desporto, lazer e descanso. A 1 de Junho de 1992, a Biblioteca Municipal veio a assumir um enorme protagonismo , e um papel de “motor” de desenvolvimento das actividades artísticas no concelho.

PictographMonument Altitude 527 ft

Primeiro jardim público de Vila Nova de Famalicão, inicialmente denominado de praça do Príncipe Real, 1886. Aqui localiza-se o edifício da Câmara Municipal, podendo ser observadas árvores e flores exóticas.

PictographPark Altitude 512 ft

O Parque do Vinhal destaca-se como um espaço de lazer, ao ar livre, para a comunidade. Está localizado entre a linha de caminhos-de-ferro e o hospital, nas margens de um afluente do rio Pelhe. Neste parque a flora e a fauna autóctone predominam, incluindo algumas árvores protegidas, como duas sequóias. Os utilizadores deste parque podem usufruir de um parque infantil e de um campo de jogos.