Trilhando por Queimadela (Barrgem)

July 21, 2020
July 2020

•   3.3 1 review

near Sinfães, Braga (Portugal)

Este percurso tem três fases distintas: inicialmente começamos por percorrer o trilho dos Apanha Pedrinhas.
Após chegados à barragem fizemos um pequeno percurso utilizado por um trail e que acompanha o Rio Vizela. Este percurso é exigente na parte técnica e requer algum cuidado.
Depois e por último um final mais urbano, mas mesmo assim com algum interesse, quanto mais não seja pela quantidade de tascos em que nos refrescamos.

Aldeia de Pontido

• Photo of zetoalves
    zetoalves Jul 15, 2021

O trilho tem mesmo realidades distintas, a primeira parte, junto à barragem, e até às aldeia do Pontido, vale bem a pena, pela beleza do local e o som da água sempre presente. Depois temos cerca de 1 km de estrada, até virar à direita, para um estradão de terra batida que leva a Ribeiras, um aldeamento sem nada digno de registo. De Ribeiras à barragem o percurso faz-se entre matas do omnipresente eucalipto. Passada a ponte da barragem o trilho é muito belo, apesar da cor das águas do Vizela não inspirar confiança. O problema deste trilho começa após cruzarmos o rio para a sua margem esquerda. Após um minutos bons a "trepar" entramos num povoado do qual se sai em direcção ao alcatrão. São quilómetros de alcatrão para transpor. Que mal fizemos à vida para merecer isto?
    Após deixar a estrada, virando à esquerda, entra-se num trilho de pé posto, de vistas amplas, que em minutos se transforma numa descida inclemente, sobre areão e pedras soltas, que colocam à prova a capacidade de permanecermos em pé, e sem equimoses. Para piorar as coisas a descida desemboca num autêntico matagal, de giestas, silvas e carqueja, de muito difícil progressão e risco de colecionarmos uma boas marcas no corpo. No final de uma denodada aventura de corta mato, regressamos ao alcatrão, que nos leva à barragem.
    Um trilho complicado. Que ajuda a concluir que na Queimadela pouco há para dar às pernas. Ou seja, trilhos bons, só os curtos, que são meros passeios. Não há investimento da administração local. Ou há mas é para estragar. Na Queimadela estão a construir os inefáveis... passadiços. Já tardava. Quase 200 mil euros a serem enterrados ali para destruírem o que de melhor a Queimadela tem, a sua imensa beleza natural. Mas a economia é quem manda e não tem escrúpulos. E a nós compete-nos fazer de conta que somos ceguinhos.