Trilha torre da prata

January 28, 2023
January 2023

near Sítio Pinheirinho, Paraná (Brazil)

Trilha noturna para ver o nascer do sol, importante ressaltar que essa época do ano (verão), não é o melhor momento, acha visto que aumenta o risco de acidentes com cobras, pois ficam mais ativas no calor. Tem exponencialmente mais insetos, em especial as butucas. Trilha exige bastante do físico, no calor o corpo fica mais quente, aumentando o suor que vai atrair mais insetos e aumentar o desgaste físico e necessidade de hidratação (água). Mas devido morar longe do local aproveitei a oportunidade que surgiu de com um pequeno grupo de carona.
A trilha começa em uma estrada de chão, bem na frente de um sítio, na qual vc pode estacionar o carro e fazer uma contribuição, pessoal super receptivos.
Vc atravessa o rua bem na frente no portão e chega em um riozinho, que é o primeiro desafio, nada demais, deve ter uns 5 ou 6 metros de largura e relativamente razo, mas ninguém quem molhar o pé nos primeiros metros de trilha, minha sugestão é tirar o calçado e a meia e colocar do outro lado, pé molhado pode resultar em bolhas, e mano, isso poder ser um problema nesta trilha, ela vai exigir dos pés. Dali pra frente vc vai seguir andando e subindo com pouca inclinação, mas constante, após uns 2.5 km, começa a aumentar a inclinação e se manter assim, daí pra frente muitas árvores caidas onde vc tem que pular que pra mim é facil pois sou alto, mas muitas destas árvores vc tem que passar por baixo, literalmente rastreando e claro algumas escalaminhadas entre troncos e raízes, que te atrasa e aumenta o cansaço físico, isso até vc chegar a uns 5 km, depois desse trecho a coisa aperta, realmente a inclinação aumenta bastante, com pontos de grampos e cordas, presentes até vc sair da mata, mantendo a inclinação puxada. Após estar na parte aberta, vc subir um pequeno trecho, a trilha vai ficar mais suave, momento que vc terá o primeiro visual do cume, onde as duas pedras do cume vão te inspirar ou desanimar, pois a essa altura vc acha que ja esta chegando, mas ainda falta mais 1.5 km, vc vai contornando a montanha pela direita, indo em direção a um pequeno vale (grota?), onde vai ter o último ponto de água, saindo da gruta, vc vai continuar subindo pela direita, em direção a outra grota, daí vc já vai estar chegando, bem atrás da primeira pedra tem uma pequena área de camping, que deve caber umas 3 barracas, daí é só contornar a primeira pedra pela esquerda e subir a segunda pela direita, pronto é só curtir o visual, defino com um dos cumes mais lindos que tive a satisfação de fazer, visual da serra do ibitiraquire com PP se destacando, complexo do Marumbi, ilha do mel, tds cidades litorâneas do Paraná, animal !
Importante fazer o cadastro no site do parque, disponível na net, estar preparado fisico e mental, a trilha vai exigir bastante de vc.