Trilha Salto Apucaraninha parte baixa

Photo ofTrilha Salto Apucaraninha parte baixa Photo ofTrilha Salto Apucaraninha parte baixa Photo ofTrilha Salto Apucaraninha parte baixa

54 minutes
June 5, 2023
June 2023

near Vila Residencial da Companhia Paranaense de Energia, Paraná (Brazil)

Iniciei a gravação ainda procurando a entrada pra entrar no portão da COPEL e tb esqueci de desligar , então só desliguei já chegando na cidade. Então considerar os trechos próximos ao Salto.

A trilha não é demarcada, não tem o caminho. Tem um portão da Copel de proibido o acesso. Esse portao estáo poucos metros depois do mirante da cachoeira a sua esquerda sempre. Temos q seguir os dutos de água uns 200 a 300 metros pra baixo. Lá tu vai avistar um vale que dá pra ver o rio. Aí descer pelo lado esquerdo (onde achei melhor). Esse é o trecho mais difícil e perigoso. Antes de chegar o rio tem uma espécie de lago (buraco) que vc tem q atravessar pelos lados, segurando na vegetação (eu usei um cajado , além de segurar nos matos).
Chegando na margem do rio serão pedras e capim o caminho. Como disse, não há rastro de como chegar até a cachoeira, então escolha bem onde pisar pra evitar quedas em pedras escorregadias e soltas.
Como eu estava com tempo curto, não cheguei até o poço da cachoeira mas avaliei que era possível ( mais uns 30 , 40 minutos eu chegaria).
A subida da trilha é menos arriscada. Tinha muitas teias de aranhas, sinal que fazia tempo que ninguém passava por ali.
Leve bastões ou cajados. Faca seria importante. Calçado pra trilha e perneiras [tinha placa de animais peçonhetos]. E aproveite pra contemplar esse bela cachoeira.