Photo ofTrilha realizada dia 21/01/24, passando por sítios arqueológicos e pontos de observação de fauna e flora Photo ofTrilha realizada dia 21/01/24, passando por sítios arqueológicos e pontos de observação de fauna e flora Photo ofTrilha realizada dia 21/01/24, passando por sítios arqueológicos e pontos de observação de fauna e flora

January 21, 2024
January 2024

near Brejo Sêco, Tocantins (Brazil)

A trilha foi realizada dia 21 de janeiro de 2024. A região é belíssima, com complexas formações rochosas, sítios arqueológicos e uma grande diversidade de fauna e flora. Todavia, sofre grandes ameaças. Observamos intenso desmatamento do entorno, rios e cachoeiras secas, apesar das chuvas no período da visita. Constatamos a abertura de novas vias de acesso e indicativos de que podem surgir novas ocupações, desmatamentos e mais comprometimento da água. Verificamos processos erosivos intensos. De um modo geral, as trilhas apresentam pouco lixo, o que indica uma boa consciência ambiental dos frequentadores. Todavia, todas os caminhos apresentam sinais das atividades de motocross. A presença de motos compromete a fauna, na medida em que os animais são afugentados pelo barulho dos veículos. A atividades também compromete os riachos que banham a região, a qualidade do ar e traz riscos de acidente para animais e visitantes. A região precisa urgentemente de ações de regulamentação e principalmente fiscalização dos órgãos ambientais e de proteção do patrimônio artístico e cultural.

PictographBirding spot Altitude 920 ft

null

• Marcelo Rodrigues 12 Apr 25, 2024

Mais um querendo restringir o parque para "o que acha certo". Putz...

• Heber Gracio Apr 25, 2024

Marcelo, acredito que não fui claro na minha manifestação. Nós produzimos um manifesto e m diagnóstico preliminar da região. Somos qualificados para tanto e estamos discutindo os resultados com vários órgãos publicos. A região está ambientalmente ameaçada e presta um inestimável serviço ambiental para Palmas. Nós não perdemos tempo dando palpite sobre assuntos que não dominamos.