Activity

Trilha Praia Brava do Camburi (Ubatuba)

Download

Trail photos

Photo ofTrilha Praia Brava do Camburi (Ubatuba) Photo ofTrilha Praia Brava do Camburi (Ubatuba) Photo ofTrilha Praia Brava do Camburi (Ubatuba)

Author

Trail stats

Distance
3.3 mi
Elevation gain
689 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
689 ft
Max elevation
349 ft
TrailRank 
28
Min elevation
-26 ft
Trail type
Loop
Moving time
one hour 11 minutes
Time
6 hours 17 minutes
Coordinates
765
Uploaded
January 24, 2022
Recorded
January 2022
Be the first to clap
Share

near Picinguaba, São Paulo (Brazil)

Viewed 138 times, downloaded 12 times

Trail photos

Photo ofTrilha Praia Brava do Camburi (Ubatuba) Photo ofTrilha Praia Brava do Camburi (Ubatuba) Photo ofTrilha Praia Brava do Camburi (Ubatuba)

Itinerary description

A trilha não começa nas pedras... Nas pedras, tem uma trilhinha de 15min até a Prainha do Camburi. Para chegar até o início da trilha da praia Brava, você tem que entrar no bairro, virar à esquerda em uma rua com algumas pousadas e a trilha fica após uma bica de água, depois de um espaço coletivo de uma pousada. Não há nenhuma sinalização da entrada da trilha mas creio que seguindo a trilha aqui no WikiLoc, não tem erro.

A trilha é relativamente curta, se for em um ritmo bom, dá pra fazer em 45min. Mas o mato dela é bem fechado e dá pra perceber que pouca gente faz a trilha (eu não encontrei ninguém na trilha tanto na ida quanto na volta). Talvez isso esteja relacionado com o fato de o transporte de barco para a praia Brava ser apenas R$30 ida-e-volta. Super acessível.

Bom, a trilha tem algumas bifurcações que geram dúvida. Logo no começo tem uma cachoeira, nesse momento, você pega para a esquerda onde vai precisar atravessar o riacho 2x. Na segunda, vai dar de cara com uma subida íngreme com degraus grandes... Sim, é por lá msm!!!! Rs!

Essa vai ser a maior subida da trilha, depois de um tempo, você vai começar a ouvir o barulho das ondas na praia Brava. Tem até um lugar onde é possível ter uma visão panorâmica da praia. Quando eu fui, estava fechado e tive que entrar no mato.

Quando a trilha começar a descer, você vai ver uma “bifurcação” à esquerda. Na verdade, é um caminho feito pela chuva, não vá por lá... Continue na trilha principal! A trilha desce até um mangue... Ouvi dizer que nesse momento, há dois caminhos, um pelo mangue (esse eu não achei) e um pelas pedras que beira o mangue, que é o que eu fui.

Essa parte é meio “trepa-pedra” e não tem muita “trilha certa”, o esquema é ir “ganhando campo” em direção ao mar. Essa parte da trilha tem MUITA aranha perto dos pontos de apoio (onde você coloca as mãos e pés), não recomendo para aracnofóbicos, rsrs! Em um momento, a trilha te direciona para uma pequena travessia do mangue e uma trilha no meio do mato para chegar até o canto esquerdo da praia.

Na volta, eu voltei pelo tal caminho da chuva, sem querer. Foi uma escalaminhada cheia de aranhas, não recomendo. Vale a pena olhar no WikiLoc por onde você veio.

Eu avaliei a trilha aqui no WikiLoc como "difícil" pela dificuldade da navegação, mato fechado, insetos peçonhentos (que muita gente não gosta) e preparo físico que precisa ter para a subida e trechos de trepa-pedra com alta umidade.

Considerações finais:
Eu estava bem animado para fazer a trilha porque uma pessoa próxima de mim sempre falou dela mas a verdade é que a trilha é pouco utilizada e apesar de ser relativamente curta, tem o mato bem fechado e insetos peçonhentos, além da alta umidade (prepare-se para suar). Ou seja, eu particularmente, não recomendo fazer a trilha se o barco é tão acessível. Também não recomendo em nenhuma hipótese para aracnofóbicos. Se você for, talvez vale ir de calça e camiseta de manga cumprida para o mato não te cortar/queimar.

PS: depois de postar aqui, vi outras pessoas marcando essa trilha aqui no WikiLoc e realmente a maioria das pessoas vai pelo mangue... Vale seguir outras trilhas... Aí não passa pela parte das aranhas.

Comments

    You can or this trail