Trilha Pico do Paraná - outubro 2018.

Photo ofTrilha Pico do Paraná - outubro 2018. Photo ofTrilha Pico do Paraná - outubro 2018. Photo ofTrilha Pico do Paraná - outubro 2018.

October 9, 2018
October 2018

near Sítio Cerro Verde, Paraná (Brazil)

Me considero um esportista amador em início de carreira, kkkk. Faço as atividades por desafio próprio, primando pela segurança. As dicas abaixo eu escrevi por não encontrar algo desta forma
Peguei uma trilha base aqui no wikiloc. Como não tinha muito tempo, minha opção era fazer a subida e descida em um dia. Escolhi o domingo, planejei chegar a noite na fazenda, acampar e atacar bem cedo pela manhã. Como tinha muita previsão de chuva hesitei, mas acabei indo comprar os equipamentos que me faltaram e fui.

Aluguei uma carro no aeroporto de Curitiba, 1 h até a Fazendo, paguei 10 reais para acesso.
Estava chovendo e encontrei uma turma descendo, meio me desencorajaram. Resolvi dormir e ver como estava pela manhã.

Amanheceu com muita chuva, sai da barraca as 6:00 da manhã, recolhi todo o material e decidi subir, não tinha mais ninguém no topo ou que iria acessar.
Meus equipamento foram tenis de trilha, calça de trilha, camisa térmica (estava 6 graus) um jaqueta corta vento, mochila de hidratação (2,5 lts), chocolates e barras de cerais, GPS e celular.
Sai as 7:30, primeiro trecho até a divisa com a trilha para o Caratuva bem fácil, bem tranquila. O segundo trecho até o A1 (se não me engano) foi muito complicado, principalmente pela chuva ter deixado a trilha muito molhada, difícil passar pelas raízes. Caí um tombo por ter muito autoconfiança, sempre é bom para relembrar. O último trecho de ascensão ao Pico do Paraná foi bem tranquilo, por estar acostumado andar em rocha, estava um pouco cansando, mas fui bem. No topo fiquei por volta de 40 min. Estava tudo fechado e não tinha muito para ver. Valeu pelo desafio.
A volta foi mais tranquila, um pouco de dificuldade no trecho das raízes.
Tempo de subida 4hs
Tempo de descida 3hs
Não recomendado para quem não tem preparo e um mínimo de experiência.
Em dia de chuva é bem perigosa.