Trilha Pedra das Flores/ Pedra do Cume - Extrema (MG)

Photo ofTrilha Pedra das Flores/ Pedra do Cume - Extrema (MG) Photo ofTrilha Pedra das Flores/ Pedra do Cume - Extrema (MG) Photo ofTrilha Pedra das Flores/ Pedra do Cume - Extrema (MG)

December 28, 2019
December 2019

near Extrema, Minas Gerais (Brazil)

Trilha com visual incrível e com grau de dificuldade baixo. Não exige muita técnica em sua realização, não tem muita elevação e é bem demarcada em sua maioria. É necessário pagar R$ 20 para fazer a trilha, dando direito a utilizar a piscina e banheiro da pousada de onde se inicia o trajeto. O percurso para chegar de carro até o início da trilha é complicado, estrada de terra batida, bem ingrime e esburacada.

Na trilha, o único ponto de maior dificuldade é para alcançar a base da Pedra do Cume. Antigamente havia uma corda fixa na fenda para auxiliar na subida íngreme. Atualmente, no entanto, ela não está mais lá e é ofertada somente por guias contratados.

A subida dessa fenda sem corda para quem, como eu, não tem experiência nenhuma com escalada, é bem complicada. No tempo que eu fiquei lá tiveram outras pessoas também que tentaram subir e descer e enfrentaram muita dificuldade, algumas até desistiram. Há a possibilidade de subir por outro caminho, fazendo uma "escalaminhada" por uma pedra logo à direita da fenda e assim contornar essa subida ingrime. Um guia que encontrei pela trilha não recomendou esse caminho pois qualquer deslize é, de fato, fatal, mas com prudência dá pra fazer com relativa tranquilidade. O visual lá em cima é fantástico. Para alcançar o topo da Pedra do Cume é necessário técnicas de escalada.

Excelente passeio e que rende ótimas fotos.

Pedra das Flores

Subida íngreme/Fenda de acesso a base da Pedra do Cume

• Photo of Marcelo Pires
    Marcelo Pires Dec 30, 2019

Parabéns pela trilha Lucas.
    Pretendo fazê-la em fevereiro.
    Encontrou clareiras ou locais para acampar? Abraço.

• Photo of Lucas Vecina
    Lucas Vecina Dec 31, 2019

Olá Marcelo;

Há sim alguns pontos para acampar que podem ser encontrados na trilha principal e em auxiliares. Logo antes da Pedra das Flores há um bom lugar para ficar (inclusive tinha um pessoal acampando lá - é uma área bem plana e mais aberta). Ao chegar na Pedra das Flores também tem uma trilha auxiliar mais à direita que me levou a um local que parecia também ser utilizado para acampamento.