Trilha para Pedra do Sino (via circuito cinco lagos) em Itatiaia - Marcelo

Photo ofTrilha para Pedra do Sino (via circuito cinco lagos) em Itatiaia - Marcelo Photo ofTrilha para Pedra do Sino (via circuito cinco lagos) em Itatiaia - Marcelo Photo ofTrilha para Pedra do Sino (via circuito cinco lagos) em Itatiaia - Marcelo

April 23, 2018
March 2018

near União, São Paulo (Brazil)

Trilha gravada no dia 25/03/2018 no Parque Nacional de Itatiaia com os caveiras da montanha.
Ataque ao Sino. Não confundir com a pedra do sino em Teresópolis.

Ataque ao cume da pedra do Sino, passando pelo circuito 5 logos, pelos ovos de galinha, registrando presença no livro de cume. Na volta, passamos pela cachoeira Aiuroca (muito gelada!) e, a ideia era subir a pedra do Altar também. Mas, como estava ficando tarde e sem visual, abortamos essa ideia. Finalizamos o circuito cinco lagos com visa para a Asa de Hermes e passando pela ponte pencil. Trilha bem legal de se fazer.

Recomendo levar um bom casaco e um bom saco de dormir, caso acampe no abrigo rebouças. Isto porque costuma fazer muito frio à noite, chegando a fazer temperaturas negativas em determinados dias do ano. A trilha é toda sinalizada, auto guiada, mas aconselho levar o GPS.

Caminho gravado pelo meu wikiloc, até a descida do sino. Após a descida, meu celular acabou a bateria e utilizei os tracklogs (e fotos) do André Leopoldino, Alexandro Kozio e Francesco Goia, para terminar o trajeto.

"O Parque do Itatiaia é o parque nacional mais antigo do Brasil, criado em 14 de junho de 1937 pelo então presidente Getúlio Vargas. Localizado na Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional do Itatiaia inclui parte dos municípios de Itatiaia e Resende, no estado do Rio de Janeiro, e Bocaina de Minas e Itamonte, em Minas Gerais. Fica perto da rodovia Presidente Dutra, a meio caminho das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo e ao lado do centro econômico de Resende. O relevo do parque é montanhoso e caracterizado por formações rochosas, com altitude entre 540 e 2791 m, e em seu ponto mais alto encontra-se o pico das Agulhas Negras. Na região do Planalto do Itatiaia, também conhecida como "Parte Superior", estão os campos altos e os vales suspensos, onde existem várias fontes fluviais. Na área do Parque estão as origens das 12 principais bacias regionais de rios, que abastecem duas bacias principais: Rio Grande (Rio Grande), afluente do Rio Paraná, e o Rio Paraíba do Sul, o mais importante do Rio de Janeiro".
Fonte: http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/en/

Preserve o lugar. Não deixe lixo. NÃO use produtos de limpeza na água.
Procure sempre o MÍNIMO de impacto ambiental, como se você não estivesse ali.
Vamos cuidar do que é nosso.

Mais relatos e fotos:

PictographLake Altitude 7,985 ft

Navegação por totens

Pedras

Photo ofCume (e livro de cume) da pedra do Sino de Itatiaia Photo ofCume (e livro de cume) da pedra do Sino de Itatiaia Photo ofCume (e livro de cume) da pedra do Sino de Itatiaia

Cume (e livro de cume) da pedra do Sino de Itatiaia

Bifurcação para asa de hermes

Bifurcação para Agulhas Negras

Estacionamento

• Photo of eder_nunes
    eder_nunes May 25, 2020

Fala amigo, boa tarde, tudo bem contigo?

Parabéns pela trilha!
    Sou daqui da capital de SP, estou pensando em fazer esta trilha. Será que está interditada em algum ponto neste momento que vivemos, por conta do covid-19?

Obrigado.

Eder Nunes

mar_celoferreira May 27, 2020

Oi eder_nunes.
    obrigado pelo comentário... mas o parque está fechado sim. Itatiaia é um parque nacional. Na verdade, o primeiro parque nacional do Brasil. No momento, todos os parques nacionais e estaduais estão fechado por causa do covid-19. Então não da para fazer a trilha enquanto a pandemia durar. Infelizmente

• Photo of Will Galbiate
    Will Galbiate Sep 21, 2020

Muito bela trilha, pretendo ir em Novembro, só pode acampar no Refúgio? Ou na Pedra do Sino também?

mar_celoferreira Sep 21, 2020

Oi will Galbieate. Então... é um parque nacional. Tem os lugares certinhos para fazer o camping. Na pedra do sino não pode acampar.

• Photo of Will Galbiate
    Will Galbiate Sep 21, 2020

Beleza, é que pretendo ir para pernoite, mas tô em dúvida agora, como vou fazer, mas valeu

mar_celoferreira Sep 23, 2020

Você pode acampar no abrigo normalmente e de lá ir para o sino. É uma opção.

• Photo of RaphaTafner
    RaphaTafner Feb 20, 2022

Opa parabéns pela trilha e obrigado pelo registro, dos que estou pesquisando é dos mais completos !

Queria lhe perguntar quanto tempo você realizou este percurso, é possível fazer no mesmo dia sem o pernoite ? Uma outra pergunta e se para o ataque ao cume é necessário uso de corda para escalada ?

Obrigado

mar_celoferreira Feb 20, 2022

Ola rapha. Nós fizemos essa trilha em apenas 1 dia. Pernoitamos no camping porque iríamos fazer outra trilha no dia seguinte. Não foi necessário usar corda em nenhum momento.

• Photo of Hugo Maule
    Hugo Maule Aug 14, 2022

Trilha bem longa, porém sem dificuldade técnica, só considero difícil, pois precisa tá com um bom preparo físico para fazer inteira.

mar_celoferreira Aug 14, 2022

Obrigado pelo comentário Hugo. Tenho que voltar lá pra refazer essa trilha. Gostei muito. O chato está sendo conseguir ingresso para o PNI. Tudo se esgotando muito rápido. Mas é um caminho lindo e bem diferente.

• Photo of Rodrigo AGC
    Rodrigo AGC Aug 21, 2022

Obrigado por compartilhar

mar_celoferreira Aug 23, 2022

Eu que agradeço o retorno, Rodrigo. Um abração.