Trilha - Morro São João (Barra de São João)

Photo ofTrilha - Morro São João (Barra de São João) Photo ofTrilha - Morro São João (Barra de São João) Photo ofTrilha - Morro São João (Barra de São João)

January 12, 2018
January 2018

near Sapucaia, Rio de Janeiro (Brazil)

Trilha de subida ao ponto mais alto da Região dos Lagos/RJ.

O começo da trilha é na Pousada Fazenda São João e foi cobrada uma taxa de R$ 10,00/ pessoa. As porteiras da fazenda abrem as 7:30 da manhã.
Segue o telefone da pousada: (22) 2777-4625

O Morro São João tem aproximadamente 720 m de altitude, com dificuldade moderada em condições normais. Os primeiros 2/3 da trilha são bem tranquilos, pois você sai de 31 m até aproximadamente 350 m de altitude. O que pega é a parte final, onde em aproximadamente 1,2 km você sobe mais 350 metros.

Apesar de considerar essa trilha como moderada classifico a nossa experiencia nessa subida como difícil por alguns motivos que vou listar a frente:
- Fomos pouco depois de uma semana seguida de chuvas portanto passamos por muita árvores caídas no caminho atrapalhando a orientação na trilha;
- Também por conta das chuvas, pegamos a trilha altamente escorregadia, o que no trecho final pode se tornar perigoso se não tiver extrema cautela;
- Não levamos repelente e nos surpreendemos com a quantidade infinita de mosquitos;
- Uma pedra de umas 30 toneladas havia rolado morro abaixo, aparentemente a poucos dias, destruído a trilha em dois pontos onde tivemos que passar por cima de arvores tombadas quase rolando morro abaixo;

Em geral a trilha é mal demarcada e pode confundir em alguns trechos, portanto o uso de GPS ou a contratação de um guia se faz necessário para os menos experientes.

Se você tiver medo de aranhas, fique em casa, pois no decorrer da trilha fomos surpreendidos por dezenas de teias esticadas com aranhas bem grandes. Por duas vezes tive que espantar uma do meu braço e em outra vez do rosto quando dei de cara com uma teia.

Infelizmente o tempo virou durante a subida e apesar atrapalhando a visibilidade que esperávamos;

VEREDITO: Apesar dos perrengues passados e das mais de 200 picadas de mosquito, achei a trilha bem bacana e tenho interesse e faze-la de novo em condições melhores.

Dica de extrema importância: LEVE REPELENTE CONTRA MOSQUITOS

Topo

• Photo of danielsousa_santos
    danielsousa_santos Jun 26, 2018

Como eu Fasso para fazer essa trilha?
    A estrada que dar acesso a esse lugar tem um portão!

• Photo of Vitor Hugo Crespo
    Vitor Hugo Crespo Dec 17, 2018

Trilha de nível moderado.
    Fui com pessoas que eram sedentárias e elas aguentaram bem, apesar de ficarem cansadas, claro.
    A vista é bonitas e tem alguns pontos com água potável.
    Na época em que eu fui, acampamentos eram proibidos.
    O ideal é ir de manhã bem cedo e retornar após um bom descanso.

• Photo of victor vibe
    victor vibe Jan 5, 2020

Da pra fazer essa trilha de Mtb? De bike

• Photo of esdafonseca
    esdafonseca May 14, 2020

Trilha bem marcada e simples de ser seguida. Recomendo almoçar o carneiro com legumes no restaurante da Pousada.

• Photo of EdnaFelix
    EdnaFelix Oct 16, 2021

Excelente descrição. Parabéns 👏🏽

• GMChristo Mar 25, 2022

boa a trilha

• Photo of henriquefelix00009
    henriquefelix00009 Apr 13, 2023

Por está marcação eu consigo fazer está trilha?