Trilha Morro Piaçaguera - Nascente Rio Pequeno ⛺

Photo ofTrilha Morro Piaçaguera - Nascente Rio Pequeno ⛺ Photo ofTrilha Morro Piaçaguera - Nascente Rio Pequeno ⛺ Photo ofTrilha Morro Piaçaguera - Nascente Rio Pequeno ⛺

6 hours one minute
July 4, 2021
July 2021

near Rio Grande da Serra, São Paulo (Brazil)

Trilha Morro Piaçaguera - Nascente Rio Pequeno - SBC

Trilha exploratória, por isso não recomendo seguir este trek.

Montamos o grupo e fomos, sem muito estudo e planejamento, não tínhamos treklog algum, apenas ponto de referente e ideia de onde estava o Rio Pequeno, para nos já era o suficiente, por isso, mas uma vez reitero, não siga este treklog, não é o caminho mais fácil para acessar esse morro.

Ida - Perdemos cerca de 2 horas nos divertindo varando mato e explorando a região, lugar repleto de afluentes, muitos com leitos de argila, onde você afunda o pé e é muito difícil de retirar, por isso tenha muita atenção antes de se jogar em qualquer afluente.

Volta - Caminho mais ou menos definitivo, na minha próxima ida ao morro saberei desenhar um caminho melhor e mais pratico (sempre da pra melhorar, mas não muito se não perde a graça).

Obs.
Cerca de 80% do trajeto segue-se dentro do rio, por isso deve evitar de fazer essa trilha em dias chuvosos o com previsão de chuva, sua vida em risco.

Ha muitas confluências que deixam o trajeto bem confuso, considero um lugar FACIL de se perder, ja que tudo parece um grande labirinto, por isso atenção.

O morro Piaçaguera, um conselho é evitar fazer fogueira por 2 motivos.
1 Você será visto de longe e será denunciado.
2 Pelo risco de incêndio, já que toda vegetação é rasteira e deve pegar fogo com facilidade.

• Photo of Fadinha
    Fadinha Nov 22, 2021

Realmente a trilha tem um nível de dificuldade considerável, tanto pela visibilidade de trilha (que é nenhuma por a mata ser muito fechada), quanto pelas partes do rio (tem partes que realmente afundam muito). Mas a vista do topo vale muito a pena (deu até pra ver o mar) e a maior parte do rio é por trechos belíssimos. Fui com um grupo de 4 amigos, tentamos seguir sua trilha mas não conseguimos muito bem por falta de prática com o wikiloc, mas nos ajudou o tempo todo. Obrigada pelo nível de detalhes, pena que vi só depois de fazer nosso "próprio trajeto" kkkk.

• Photo of Rodrigo AGC
    Rodrigo AGC Nov 22, 2021

Parabéns pela conquista, fico feliz em ter ajudado 😁

Vou novamente para melhor este treklog e deixá-lo menos confuso rs

• Photo of Fadinha
    Fadinha Nov 22, 2021

Me convida, a gente faz um percurso mais detalhado. Pra gente a parte mais difícil foi na volta, depois que saímos do rio nos perdemos um pouco até encontrar a bifurcação que leva até o portão. Mas suave, o que importa é experiência 😊