Trilha Morro do Assopro - Costa da Lagoa (Florianópolis/SC)

Photo ofTrilha Morro do Assopro - Costa da Lagoa (Florianópolis/SC) Photo ofTrilha Morro do Assopro - Costa da Lagoa (Florianópolis/SC) Photo ofTrilha Morro do Assopro - Costa da Lagoa (Florianópolis/SC)

June 30, 2021
June 2021

near Morro da Lagoa, Santa Catarina (Brazil)

Viewed 2075 times, downloaded 81 times

Essa trilha possui visuais incríveis para a Lagoa da Conceição e é em grande parte, bem demarcada, porém não há sinalização - há várias bifurcações! O trecho de descida até a Cachoeira da Costa da Lagoa é bem íngrime e passa por trechos bem fechados e não tão intuitivos. Encontramos algumas obstruções na trilhas como árvores caídas, mas além disso e o desnível considerável, a trilha não apresenta muito dificuldades. É no entanto, cansativa.

Fomos de moto (eu e uma amiga) até o Canto dos Araçás. Deixamos a moto estacionada lá e pegamos um Uber até o Mirante da Lagoa da Conceição, de onde começamos a trilha. A ideia era retornar pela trilha até o Canto dos Araçás, porém, por conta do horário retornamos de barco do Canto da Lagoa. Mas a trilha pode ser fechada em um "circuito".

Do Mirante da Lagoa da Conceição, pegamos a Estrada do Sertão do Assopro e seguimos primeiro para a Rampa do Parapente, onde há vista para a Avenida das Rendeiras e parte do Canto da Lagoa. Até aí o caminho é pela estrada.

Depois seguimos a trilha até o Morro do Assopro. O trajeto até lá não apresenta muita dificuldade, apesar do desnível ser considerada a trilha é bem manejada - aberta e sem obstáculos. Após 2,3km da Rampa, você chega no Mirante do Morro, a 486 metros de altitude.

Seguindo a trilha, o caminho segue mais ou menos 5km até um trecho descampado que tem vista para o centro de Florianópolis. Nesse trajeto, a trilha é bem demarcada e segue mais ou menos com o mesmo tipo de vegetação. No caminho, tentamos acessar a Pedra do Urubu, porém sem sucesso.

Do mirante para o centro de Floripa, você passará por alguns pinheiros e depois você chegará numa "estrada" que segue para o Monte Verde. Siga a direita para a trilha até a Costa da Lagoa.

A partir daí a trilha fica mais fechada e menos intuitiva. Após chegar num mirante com vista para a Lagoa, o caminho segue bastante íngrime, é fácul de escorregar, tenha cuidado!

Após esse trecho íngrime, você chegará num trecho que margeia o rio. Nesse trecho meu GPS falhou, mas é só seguir a trilha até chegar num ponto onde há canos para a captação de água e uma estrutura de concreto. Atravesse para o lado direito e continue a trilha, logo você chega na Cachoeira da Costa da Lagoa.

De lá, descemos até a comunidade e pegamos o barquinho para o Canto dos Araçás, que custou R$4,50.

A trilha se inicia na Estrada Sertão do Assopro, que fica logo acima do mirante, a direita!

A rua começa asfaltada e depois passa a ser estrada batida.

Siga o caminho a direita!

Avistamos um macaco-prego na trilha!

Siga reto pela estrada, a direita a trilha não tem vista.

Mirante da Rampa de Parapente - visão da Avenida das Rendeiras e Canto da Lagoa.

A estrada acaba e começa a trilha para o pico do Morro do Assopro.

A trilha é bem demarcada e aberta, sem apresentar muita dificuldade!

Siga a direira para acessar o mirante do Morro do Assopro.

Mirante principal no topo do morro - aprox. 486 metros de altitude!

A vista é um pouco obstruída pelas árvores, mas vale a pena ir!

Caminho obstruído - passamos por debaixo da árvore.

Ponto para abastecimento de água!

Siga reto, o caminho a esquerda leva a uma trilha para o Monte Verde.

Tentativa de acesso a Toca do Urubu (a esquerda) sem sucesso, siga reto pela a trilha.

Planta "língua de vaca" caída - cuidado! A planta gruda e corta. Fizemos um desvio a esquerda!

Visão da obstrução após passagem

Placa de perigo para os ciclistas - logo a frente há uma ribanceira!

Ponto para abastecimento de água!

Subimos numa grande pedra para ter essa vista!

O caminho a esquerda segue para o Monte Verde! Siga a direita para a Costa da Lagoa.

Cerca caída. Passamos por cima - a trilha continua!

Pela trilha passam cavalos e também bois/vacas.

Ponto de abastecimento de água

Siga a direita para a Costa da Lagoa

PictographBridge Altitude 1,028 ft

Ponto de abastecimento de água

A trilha nesse ponto é bem fechada, menos manejada.

Esse trecho da trilha é bem íngreme, tomar cuidado, o caminho fica escorregadio!

Pular para atravessar para o outro lado! A partir daqui perdi o sinal do GPS até a Cachoeira da Costa da Lagoa, mas é só seguir o caminho até chegar num ponto onde há captação de água (vc verá canos e uma estrutura de concreto). De lá é preciso atravessar e passar para a margem direita do rio.

PictographWaterfall Altitude 190 ft

Para chegar na Cachoeira, atravesse para a margem direita do rio e siga a trilha que dá na queda.

PictographFerry Altitude 226 ft

Pegamos o barco para ir até o Canto dos Araçás, custou R$4,50 o trecho.

• Gustavo Sgarbi Jul 16, 2021

trilha boa para levar cachorro

• Rodrigo Lima Burigo Sep 4, 2021

Fizemos apenas o primeiro trecho. Trilha fácil, porém linda. Há algumas bifurcações que podem confundir quem não conhece o local.

• Marina Antonucci May 2, 2023

Melhor rolê!

• Photo of Danilo M Rodrigues
    Danilo M Rodrigues Jul 17, 2023

Obrigado por seus relatos, estão bem atuais, cada parágrafo. Eu acabei conseguindo subir na pedra do Urubu, mas foi bastante complicado achar um acesso, tive que abrir caminho no peito msm, mas a vista valeu a pena, só não sei se meu registro vai ajudar alguém pq fiquei uns 30 minutos pra encontrar, então ficou uma bagunça, mas o retorno foi direto. No mais, seu texto e dicas ajudaram bastante, por tudo isso, obrigado!