Photo ofTrilha Tapada de Monteserrate e Tholos do monge - Circular após trecho do Convento dos Capuchos Photo ofTrilha Tapada de Monteserrate e Tholos do monge - Circular após trecho do Convento dos Capuchos Photo ofTrilha Tapada de Monteserrate e Tholos do monge - Circular após trecho do Convento dos Capuchos

1994
April 20, 2024
April 2024

near Capuchos, Lisboa (Portugal)

Trilha Tapada de Monteserrate até Capuchos e Tholos do monge (PR6).

Iniciamos o trilho pela Tapada de Monteserrate, em frente a entrada do monumento. É um espaço com parque de estacionamento e mesas propícias para merendas. Caminhamos com auxilio do GPS sentido Capuchos, passando pelo lago da Tapada e pela Lagoa dos Mosqueiros. Nesse trecho inicial, cerca de 3 KM, a sinalização na trilha são carinhas smiles. Trata-se de terreno de pouca ou média dificuldade, terra batida e pouco cascalho, mas sempre a subir.

Ao chegar aos Capuchos, passe a considerar a sinalização da PR6, trilho circular do Tolos dos Monges, que parte por trás do parque de estacionamento. Este trilho possui trajetos de alta elevação (490m) por dentro da quinta das sequoias, pela serra de Sintra, sendo possível apreciar a fauna e flora local, além de presenciar momentos cinematográficos da famosa neblina de Sintra e adentrar a floresta. Fazer o trilho com o auxilio de bastão de caminhada pode ajudar no equilíbrio em momentos de subidas mais complexas e recomenda-se uso de calças compridas para evitar desconfortos com a vegetação e/ou com a vida anfíbia local (Salamandras e Víboras).

O pico do monge/Tholos é um patrimonio cultural. Trata-se de um monumento funerário de falsa cupulares em rochas datado da idade de bronze (2o milênio a.C.). É um dos três picos mais altos de Sintra com vista para Colares e toda serra de Sintra.
O acesso ao Tholos é um ramal e posteriormente basta seguir as marcações da PR6 para retomar ao trajeto circular de retorno aos Capuchos. A partir daqui, repete-se o trajeto inicial de 3KM pela Tapada de Monteserrate.

Caso opte por utilizar transportes públicos, pode-se apanhar o Autocarro 1254 para Estação de Comboios de Sintra ou apanhar alguma opção para Colares e de lá, apanhar para Portela de Sintra ou Sintra.

PictographLake Altitude 1,033 ft

Virar a esquerda

Siga reto pela estrada

Vire à esquerda

PictographInformation point Altitude 1,132 ft

PictographInformation point Altitude 1,129 ft

Homenagem

Suba

Siga na direção das marcações na pedra

Vire à direita

Vire a direita

Siga reto

Vire a esquerda

PictographInformation point Altitude 1,627 ft

Ramal, ida e volta

Tholos do Monge

PictographInformation point Altitude 1,624 ft

Siga a esquerda em direção aos Capuchos

Descidas

Mantenha-se a direita

Descer a esquerda

Siga as marcações, descida a direita

Reservatório Smas Sintra

Siga a estrada

Siga a sinalização e desça

Esquerda

Siga a sinalização a frente

Siga a esquerda na estrada

Mantenha se a esquerda na sinalização