Trilha Monte Serra Grande e Piscinas Naturais do Tururim

Photo ofTrilha Monte Serra Grande e Piscinas Naturais do Tururim Photo ofTrilha Monte Serra Grande e Piscinas Naturais do Tururim Photo ofTrilha Monte Serra Grande e Piscinas Naturais do Tururim

February 20, 2021
February 2021

near Enganado, Bahia (Brazil)

O MONTE ALTO SERRA GRANDE, tem altitude de 649 metros, sendo uma altura de 540 metros partindo de sua base. A trilha passa por dentro de um resquício de mata atlântica, com uma paisagem incrível de vivenciar. No caminho é possível passar por nascentes e veio de agua que desce a montanha. Pouco mais de 40% de subida pela mata, chegamos ao nosso primeiro ponto de apoio. Uma residência simples em meio a mata, de moradores locais que com toda simplicidade nos recebe sempre de braços abertos. Aqui é possível reabastecer seus receptáculos com água potável e gelada direto da nascente da montanha, também é o momento de lavar o rosto e dá uma parada para o lanche. Ainda é possível visitar um dos mirantes da mata.
Depois de seis quilômetros de caminhada, chegamos a um dos mirantes mais importantes da trilha. O mirante do Monte Pescoço, desse local é possível visualizar a beleza do monólito que é paisagem marcante pra quem passa pela BR 101, na região do extremo sul baiano. Pouco mais de oito quilômetros chegamos até o cume, e ai é curti a vista de toda a região.
Começamos a descida pela mesma trilha que realizamos a subida até o quilômetro quatro e meio, no qual agora pegamos a trilha em direção a comunidade do Tururim. Essa parte da trilha é bem técnica pela questão do terreno que é cheio de raízes das árvores. Com vinte e um quilômetros de caminhada, passando por todas essa pelas paisagens, chegamos a comunidade do Tururim.