Activity

Trilha Mirante do Cristo (Queluz-SP)

Download

Trail photos

Photo ofTrilha Mirante do Cristo (Queluz-SP) Photo ofTrilha Mirante do Cristo (Queluz-SP) Photo ofTrilha Mirante do Cristo (Queluz-SP)

Author

Trail stats

Distance
1.57 mi
Elevation gain
515 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
515 ft
Max elevation
2,073 ft
TrailRank 
34
Min elevation
1,554 ft
Trail type
Loop
Moving time
31 minutes
Time
59 minutes
Coordinates
434
Uploaded
July 5, 2021
Recorded
July 2021
Be the first to clap
Share

near Queluz, São Paulo (Brazil)

Viewed 374 times, downloaded 8 times

Trail photos

Photo ofTrilha Mirante do Cristo (Queluz-SP) Photo ofTrilha Mirante do Cristo (Queluz-SP) Photo ofTrilha Mirante do Cristo (Queluz-SP)

Itinerary description

Trilha clássica para quem é nativo de Queluz. Refiz com muita alegria por ser algo que me remete ao fim da adolescência, quando subíamos em grupo para tomar vinho barato e pensar a vida. Isso no período 2005-2009 mais ou menos. Muitas vezes permanecíamos no mirante até tarde da noite. Porque a vista noturna é tão bacana quanto a diurna e, além disso, tínhamos tempo de sobra.
.
Um detalhe é que na época não tinha esse matagal que enfrentei hoje. Agora, praticamente só havia trilha limpa na base, depois dali tivemos que saltar umas moitas de braquiária e não fiquei nem um pouco animado para encontrar uma cobra peçonhenta por lá, mesmo sabendo que a chance era grande. Imagina meu amigo, que estava indo de bike?! Tudo porque desejava fazer um rolê de Down Hill na volta! Kkk
.
Existe uma acesso de 4 km por estrada, passando pelo bairro da Caixa d’água no sentido Areias-SP, que chega bem próximo, mas a porteira é fechada por volta de 17h e para ser honesto não sei como funciona atualmente.
.
Antes de entrar na parte da trilha que fica fora da cidade temos uma escadaria no Bairro Alto das Panelas e dá para ter aquela sensação de estar em comunidade e desse ponto em diante a Serra da Mantiqueira já começa a mostrar a sua imponência. Esse é o verdadeiro diferencial da trilha.
.
No ponto máximo, temos o Mirante com uma estátua do Cristo Redentor, mas claro, bem modesta.
.
Pena que as diversas antenas e torres instaladas por lá atrapalham bastante o visual, mas ainda assim vale a pena. Se vc der sorte e o céu tiver limpo, a vista é incrível. Avista-se a Serra Fina e o Maciço de Itatiaia, onde facilmente identificamos os picos clássicos como a Pedra do Camelo, o Morro do Couto e as Prateleiras.
.
Se for pela trilha, vá de calça e tome muito cuidado com as cobras porque tem muito mato (meio da canela na maior parte).

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 1,572 ft
Photo ofObjetivo da trilha Photo ofObjetivo da trilha

Objetivo da trilha

Comecei a trilha ao lado da rodoviária, no totem do MIT (Município de Interesse Turístico).

PictographBridge Altitude 1,572 ft
Photo ofPonte Gov. Mário Covas

Ponte Gov. Mário Covas

Esta ponte, com arquitetura francesa, é o maior cartão-postal da cidade. Construída em 1933 para substituir a antiga, dinamitada pelas Tropas Paulistas na Guerra de 32, com objetivo de impedir a passagem das Forças do Governo da época.

PictographWaypoint Altitude 1,614 ft
Photo ofEscadaria

Escadaria

(Abandonar a rua e seguir pela escadaria) . Este bairro é conhecido como Alto das Panelas, pois aqui eram fabricados esses utensílios com argila do Rio Paraíba do Sul, cuja fama prevaleceu de tal forma, devido à sua qualidade, que a sua representação está no brasão da cidade.

PictographPanorama Altitude 1,657 ft
Photo ofVista panorâmica

Vista panorâmica

Destaca-se a Mantiqueira de fundo e a Igreja Matriz da cidade, enfeitada para São João Batista, o santo padroeiro de Queluz.

PictographWaypoint Altitude 1,686 ft
Photo ofInício da trilha no morro

Início da trilha no morro

A partir desse ponto estamos fora do perímetro urbano e trilha seguirá para o morro, tornando-se bastante íngreme em determinado ponto.

PictographWaypoint Altitude 1,772 ft
Photo ofRadicalizar daqui pra cima Photo ofRadicalizar daqui pra cima

Radicalizar daqui pra cima

Infelizmente não encontrando uma trilha limpa, decidimos aventurar no matagal. Mas, se vc for com tempo, dá para evitar esse trecho contornando um pouco mais o morro.

PictographPanorama Altitude 1,860 ft
Photo ofVista panorâmica

Vista panorâmica

Nosso tempo estava curto, então resolvi ir registrando antes que acontecesse o pôr do sol e a gente ainda estivesse no caminho.

PictographFlora Altitude 1,896 ft
Photo ofFlor silvestre

Flor silvestre

Uma belíssima flor que tive o prazer de reencontrar, muito comum nesse morro. Se alguém souber o nome, comente, por favor.

PictographPanorama Altitude 1,982 ft
Photo ofVista panorâmica Photo ofVista panorâmica

Vista panorâmica

Olhando para o leste temos o pôr do sol atrás da Mantiqueira, seguindo a panorâmica para a direita temos o maciço do Itatiaia.

PictographWaypoint Altitude 2,064 ft
Photo ofCristo Redentor Photo ofCristo Redentor Photo ofCristo Redentor

Cristo Redentor

Apesar das antenas que atrapalham bastante o visual, consegui achar uns vãos para tirar boas fotos! :D

PictographRuins Altitude 1,568 ft
Photo ofRuínas da Ponte Velha

Ruínas da Ponte Velha

Aqui podemos ver em detalhe as ruínas das pilastras da ponte velha, destruída na Guerra de 32.

PictographWaypoint Altitude 1,572 ft
Photo ofOs parças

Os parças

Encerrando o rolê! E sim, ele fez o Down Hill do Cristo até a escadaria.

Comments

    You can or this trail