Trilha Histórica dos escravos ( Trilha Histórica do rego das Cabaças).

Photo ofTrilha Histórica dos escravos ( Trilha Histórica do rego das Cabaças). Photo ofTrilha Histórica dos escravos ( Trilha Histórica do rego das Cabaças). Photo ofTrilha Histórica dos escravos ( Trilha Histórica do rego das Cabaças).

May 11, 2023
May 2023

near Luziânia, Goiás (Brazil)

A trilha histórica dos escravos, ruínas de uma obra colonial, um rego de água colossal dos tempos do Arraial Santa Luzia. Essa obra feita por 2 mil escravos no século XVIII, tinha 42 km de um canal feito para levar água de onde hoje é o Gama (DF) à Luziânia, na época Santa Luzia. Hoje há resquício de 9 km. A trilha consiste em matas de galeria, encostas dos morros e serras. Há uma sinalização instaladas por voluntários do CBT
- Cerrado, bike e trilhas. Consiste em placas informativas e sinalização pintadas pelo caminho.

Sinalizei algumas delas aqui no
Wikiloc.

Começamos pela igreja do Rosário acessamos o rego das cabaças pelo ponto de acesso sinalizado no maps e por uma placa informativa. Esse trecho é perigoso, pois o tempo todo andamos entre o rego e o penhasco. A manutenção ruim nos impossibilitou de andarmos no rego. Depois desse trecho a trilha fica mais segura, fizemos ela sem sobressaltos. Considero nível difícil pela altimetria, distância e exposição ao sol. Finalizamos a trilha pela igreja matriz e pela rua histórica do Rosário. Voltamos ao ponto de início.

PictographReligious site Altitude 3,161 ft

Devido a hostilidade encontrada pelos negros na igreja Matriz, os escravos ergueram a Igreja do Rosário.