Trilha Gruta do pirata - Ubatuba,sp

Photo ofTrilha Gruta do pirata - Ubatuba,sp Photo ofTrilha Gruta do pirata - Ubatuba,sp Photo ofTrilha Gruta do pirata - Ubatuba,sp

November 16, 2017
November 2017

near Enseada, São Paulo (Brazil)

A trilha até a Gruta do Pirata inicia-se na Praia da Ribeira, localizada ao lado do Píer do Saco da Ribeira, e é o mesmo caminho para a Praia das Sete Fontes, passando pela Praia do Flamengo.

A partir do canto esquerdo da Praia das Sete Fontes, inicia-se o trecho final, e verdadeiramente trilha para a Gruta do Pirata, gastando a partir deste ponto cerca de 40 minutos, até o início da costeira para a gruta.

Sendo de nível moderado/difícil por dentro da Mata Atlântica, partindo da Praia das Sete Fontes, INICIA-SE uma subida íngreme e curta, e em poucos minutos de caminhada, temos um ponto estratégico para uma foto da praia.

Continuando, passa-se por algumas árvores centenárias, fontes de água, muitas raízes, algumas árvores caídas, cipós é preciso atenção para não torcer o tornozelo ou enroscar os pés. Em alguns lugares o caminho fica estreito beirando as encostas que estão cobertas de vegetação o que exige bastante cuidado.

Após 40 minutos de caminhada inicia-se a descida à direita e no final da trilha, temos a nossa frente, um visual impressionante de formação rochosa trincada (uma falésia), causada provavelmente pela ação do vento e do mar, e é marcante o visual e o som das ondas batendo nas pedras, sendo a parte de descida da costeira, realizada sustentada por cordas.

Estando o mar na sua frente, no canto direito deste paredão rochoso, teremos a entrada da Gruta do Pirata, porém ainda é preciso contornar a costeira, com cuidado, pois é muito escorregadio, e com a maré alta ou em ressaca não é recomendado fazê-lo.

• Photo of Trilhas e trips
    Trilhas e trips Oct 15, 2020

Trilha sensacional.
    Usei algumas dicas e o track para fazer essa caminhada.
    Dá para ficar horas só apreciando o visual ao lado da Gruta.
    E quem não quiser chegar até lá, a caminhada até a 7 Fontes já vale o esforço.
    Parabéns pelas informações e dicas.

• Photo of JCWB
    JCWB Oct 15, 2020

Peguei a trilha com chuva, Ubachuva né, não consegui contornar a parte das pedras mas sentei lá e fiquei apreciando a gruta de longe. Trilha meio fechada e complicada de fazer, marquei pela parte de cruzar duas vezes o rio e no final descer a direita mas foi tranquilo, parte das encostas ficar atento mesmo haha

• Photo of Pedro Alves lima
    Pedro Alves lima Oct 15, 2020

Fiz essa Trilha varias vezes em épocas diferentes e somente uma vez pequei chuva e duas não consegui entrar na Gruta devido a Maré alta, mas nas demais consegui com êxito, é muito lindo lá dentro super recomendo mas precisa tomar todos os cuidados de segurança.