Trilha dos Saltos - Alto Paraíso de Goiás

Photo ofTrilha dos Saltos - Alto Paraíso de Goiás Photo ofTrilha dos Saltos - Alto Paraíso de Goiás Photo ofTrilha dos Saltos - Alto Paraíso de Goiás

August 14, 2023
August 2023

near São Jorge, Goiás (Brazil)

Trilha circular a partir da Sede do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em São Jorge, com passagem por:
- Mirante do Salto 120
- Cachoeira Salto 80 (Garimpão)

Saímos da sede do Parque e fomos direto pela trilha amarela (Trilha dos Saltos) até o mirante do Salto 120. Percurso de ida bastante acidentado com pedras, sendo que são mais 4,5 km com desnível de uns 300 metros até o mirante. Depois fomos para a parte de baixo do Salto 80 (em frente a Cachoeira do Garimpão - local muito bonito e excelente para tomar banho).

Na volta, passamos uma parte do percurso pelo estradão que leva os turistas de van até os saltos. Segundo um dos motoristas das vans, caminhar pela estrada é proibido, mas continuamos até chegar ao próximo entroncamento da trilha com a estrada e podermos terminar o passeio pelo percurso original. Caminhar pelo estradão é bem mais fácil do que pela trilha, pois a estrada é de terra batida, o que facilita a caminhada.

Nos vídeos que assisti na internet achei que a trilha fosse mais fácil, pois o pessoal não mostra toda a dificuldade da trilha (pedras, subidas e descidas curtas, calor - dependendo da época - fomos no dia 12 de agosto). Na entrada do parque a indicação é que a trilha é de nível médio para difícil. Várias famílias com crianças foram de van (mediante o pagamento de uma taxa) até um local próximo ao mirante do salto 120.

Mesmo com um pouco de dificuldade terminamos a trilha e achamos que valeu a pena.