Photo ofTrilha do Lagarto - Pedra do Lagarto x Pico Beija-Flor x Vale das Pedras x Pedra da Lua - Serra do Itapety Photo ofTrilha do Lagarto - Pedra do Lagarto x Pico Beija-Flor x Vale das Pedras x Pedra da Lua - Serra do Itapety Photo ofTrilha do Lagarto - Pedra do Lagarto x Pico Beija-Flor x Vale das Pedras x Pedra da Lua - Serra do Itapety

May 13, 2023
May 2023

near Mogi das Cruzes, São Paulo (Brazil)

Percurso feito na trilha da Pedra do Lagarto, com reconhecimento de outros atrativos nos arredores, como o desconhecido Pico Beija-Flor, o Vale das Pedras e a Pedra da Lua, na Serra do Itapety em Mogi das Cruzes.
Para chegar ao início da gravação desse tracklog, existem duas formas:
1º-Sair da Estação Estudantes da Linha 11 - Coral e já começar a pernada.
2º-Saindo da Estação Mogi das Cruzes da Linha 11-Coral também, ir até o Terminal Central, e pegar as linhas de ônibus Municipais C701 ou C702. Diga ao motorista que você irá descer no ponto em frente ao Condomínio Topázio.
A segunda forma só irá economizar 2,5 Km de pernada, então acredito que é melhor já ir na pernada da Estação Estudantes mesmo.
Seguindo o trajeto, o caminho passa por uma ponte sobre o Rio Tietê, onde ainda é possível o rio limpo antes da poluição. O bairro é bem tranquilo no início da trilha, pode ir sem medo de ser assaltado, a subida também é bem tranquila. Existe uma bica de água no meio de caminho, eu bebi sem clorin e não tive nenhum problema, mas aí vai do organismo de cada um. Existem algumas bifurcações, mas é só seguir a trilha mais batida que não terá erro, até chegar numa espécie de trifurcação. Nesse local, só dois caminhos foram percorridos, o da direita, que leva até a Pedra do Lagarto e o Pico Beija-Flor, e sentido reto, que leva até o Vale das Pedras e a Pedra da Lua. O caminho do lado esquerdo eu já tinha explorado ele uma vez, era alguma trilha de moto, mas o mato fechou muito, acredito que era algum caminho que ligava esse trecho até o Pico do Urubu, mas essa exploração deixei para uma outra ocasião.
A Pedra do Lagarto já está um pouco acima dessa trifurcação, não é difícil subir. Seguindo o caminho, o próximo reconhecimento foi o desconhecido Pico Beija-Flor. E realmente quase ninguém conhece, a trilha, apesar de estar visível, quase chegando no pico, o mato encobre ela totalmente, mas quem tem "faro de trilha", não é difícil se localizar, além de ter muitas aranhas no caminho, daquelas que fazem a teia bem no trajeto mesmo. Mas essas não são prejudiciais ao homem. Depois de um pouco de dificuldade, finalmente consegui chegar no tal Pico Beija-Flor. Acredito que recebe esse nome por que a vista dá para um bairro chamado Beija-Flor em Mogi das Cruzes.
Dali voltei para a Pedra do Lagarto e na trifurcação, segui reto, na trilha sentido descida. A descida é bem tranquila, e logo chega num pequeno córrego de águas límpidas, que também é bebível. Logo menos, existe uma bifurcação, que seguindo reto vai até o Vale das Pedras, e subindo a esquerda, leva até o topo da Pedra da Lua. Primeiro fui reto ver o tal vale, um lugar bem agradável mesmo, com um espaço enorme para acampar. O problema é que pela quantidade de esterco, muito gado pasta por ali, então deve estar abarrotado de carrapato, não recomendo ficar por ali não. Voltando a trilha até a bifurcação, subi sentido a Pedra da Lua, e o que mais me surpreendeu, foi uma área de camping antes de chegar no topo, muito fenomenal. Tem até um tipo de fogão com grelha feito na pedra, e totalmente limpo o local. Passando por ali e subindo um pouquinho mais, finalmente chega a Pedra da Lua. Confesso que jamais imaginei que existia um lugar como esse na Serra do Itapety, muito bonito. Nesse local, também existe uma outra trilha seguindo reto, mas minha exploração estava limitada até a Pedra da Lua, talvez um outro caminho que liga até o Pico do Urubu também, mas esse também ficará para outra exploração.
Dali já estava satisfeito, e retornei a trilha até a bifurcação e voltei toda a Trilha do Lagarto, até a Estação Estudantes.
Aproveite a natureza e leve seu lixo embora.

PictographTrain stop Altitude 2,449 ft

Estação Estudantes

A última estação da Linha 11 - Coral. Saia pelo lado do Terminal Rodoviária e comece a pernada.

PictographBridge Altitude 2,475 ft

Ponte sobre o Rio Tietê

Desse local dá pra ver o Rio Tietê ainda sem poluição.

PictographBus stop Altitude 2,496 ft

Em frente ao Condomínio Topázio, esse é o ponto de ônibus que irá descer, caso pegue o ônibus no Terminal Central.

Nesse ponto se inicia a subida, mas é bem tranquila.

Não tente entrar na propriedade, vá reto.

Água boa, bebi sem clorin.

O caminho da direita talvez seja um que você ira cair depois da Pedra do Lagarto sentido o Pico Beija-Flor, ainda carece de exploração, siga o caminho da esquerda.

Aqui nessa ponto, para a direita leva até a Pedra do Lagarto e Pico Beija-Flor, reto leva até o Vale das Pedras e a Pedra da Lua, e a esquerda, uma trilha antiga de moto que agora está tomada pelo mato, mas que talvez ligava esse trecho até o Pico do Urubu, ainda carece de exploração.

Base da Pedra do Lagarto

Logo depois da trifurcação, chega na base da Pedra do Lagarto.

Pedra do Lagarto

A Pedra do Lagarto está localizado na Serra do Itapety, ela começa no bairro do Rodeio, embora próxima da cidade ela fica em mata fechada e preservada. Ideal para a prática de esportes de aventura como trekking, mountain bike, escalada.

Aqui nesse ponto seja, talvez, o encontro das trilhas de uma das bifurcações lá de baixo. Mas siga pela esquerda.

Trilha do Pico Beija-flor

Aqui nesse ponto se localiza a entrada da trilha do Pico Beija-Flor. Está sem identificação, mas logo depois de cruzar as árvores, ela aparece. Tome cuidado com a cerca de arame que está no chão, o mato encobriu alguns trechos.

Pico Beija-flor

Depois de muita dificuldade com o mato fechado e teias de aranha, finalmente chega no pico. Poucas pessoas frequentam o local, mas a trilha está ali, é bem antiga.

Uma trilha de moto antiga desce á esquerda, siga reto.

Siga pela direita sentido o barulho do rio.

Riacho

Um riacho que dá pra cruzar por uma pinguela, pode-se beber a água também.

Nessa bifurcação, reto vai para o Vale das Pedras e subindo á esquerda vai para a Pedra da Lua. Se for sentido o vale, obrigatoriamente terá que voltar nesse ponto para subir até a Pedra da Lua.

Vale das Pedras

Um local com uma vista formidável, e um espaço enrome para camping. Mas não recomendo porque o gado pasta por ali, então deve ter carrapato pra caramba.

PictographCampsite Altitude 3,145 ft

Camping da Lua

Uma área de camping antes de chegar na Pedra da Lua que me surpreendeu muito, tem até um tipo de fogão na pedra e o local super limpo. Seja consciente e mantenha essa organização se for acampar ali.

Pedra da Lua

Um pico pouco conhecido, mas com uma vista linda de todo Vale do Itapety e Arujá. Daqui o retorno da trilha foi até a Estação Estudantes novamente.

• Photo of Lilian Oliveira
    Lilian Oliveira Jul 9, 2023

Fui até a pedra da lua apenas, ajudou muito as informações deixadas nesse tracklog. Valeuuu

Leo Finotti Sep 6, 2023

Esse trajeto é ida e volta??

Zé Thiago Sep 6, 2023

Boa noite Leo Finotti, é sim.

Leo Finotti Sep 6, 2023

Valeu irmão🔥

Leo Finotti Sep 24, 2023

Pessoal pico do beija flor esta proibida a entrada!! Colocaram uma placa enorme com cordas pra impedir… pois agora esta como propriedade privada, nao da pra pular nem esquivar, esta bem reforçada a restricao

Zé Thiago Sep 28, 2023

Bom dia Léo Finotti, é só o Pico Beija-flor que fechou? A subida pro Vale da Lua ainda está aberto?

Leo Finotti Sep 28, 2023

Vale da lua e vale das pedras sim

Obrigado

Leo Finotti Sep 28, 2023

Mas pico do beija flor colocaram uma placa enorme de propriedade privada, tentei ate passar, pelo lado e pela cerca, porém a mata ao lado é literalmente impossivel de passar, e cruzar a placa nao tentei tambem, vi um guarda bem no inicio da trilha emtao resolvi ficar de boa

E uma placa bem dificil de passar, mas fica a critério de cada um…

Zé Thiago Sep 28, 2023

Puta que pariu, essas propriedades tomaram conta da Serra do Itapety.
    Tem um outro lugar lá chamado Morro da Cabeluda, tbm está dentro de uma propriedade.
    A suposta trilha que liga a Pedra do Lagarto até o Pico do Urubu, tbm está dentro de uma propriedade.
    Propriedade, chácara, fazenda, pode ter, agora nós que só queremos fazer uma trilha tranquila, somos proibidos.

Leo Finotti Sep 28, 2023

Pois e thiago… e outra coisa também, bem antes da trilha começaram a construir vários condomínios enormes tomando uma boa área da Serra do itapety! E no início da trilha BEM no início pegaram uma vasta área pra construir mais um condomínio gigante, ou seja privatização de uma área da natureza, e de foder. Ai privam a área do Pico do beija flor totalmente sem nexo nem sentido…. Mas enfim fiquei puto na hora próxima vez vou pular a cerca 🤣🫠

Thiago poderia me passar seu contato para dicas com as trilhas se possível? Sou iniciante todavia
    Se possível agradeço!!

• Rato Voador Apr 5, 2024

Muito bem explicado, trilha bem de boa, só tomem cuidado na hora da bifurcação que tem a propriedade particular, quando passei por lá, ouvi uns cachorros latindo e correndo, ai acelerei o passo, e por sorte eles não me viram, mas na volta a mesma coisa, passei por perto e o cachorro correu e avançou pra cima de mim, minha sorte era que o dono estava perto e conseguiu me ajudar, não me machuquei, mas tomem cuidado, o lugar é lindo

Zé Thiago Apr 5, 2024

Rato Voador, em qual trecho tem essa propriedade particular com cachorro?
    A única que eu vi foi no começo da trilha para a Pedra do Lagarto onde tem uns dormentes de madeira , é ali?

• jorgebeer Apr 13, 2024

Dicas de outras pedras menos visadas: da base do Lagarto sentido nordeste (sem trilha, varando mato!) chega na Pedra da Seriema, imponente monolito rochoso cuja base ja foi moradia de um caçador. O topo da pedra acede escalando facilmente e sua vista não deixa a desejar desse Beija-Flor. E seguindo pelo alto da serra e pouco antes de descer pra estrada passa pela Pedra do Pikki, esta com linda vista pro quadrante de Mogi e arredores.