Trilha do Bonete - Ilhabela

November 11, 2023
November 2023

near Cambaquara, São Paulo (Brazil)

Trilha da Praia do Bonete passando por:
- Cachoeira da Lage (2.2 km)
- Cachoeira do Areado (5.5 km)
- Mirante Bonete (7.8 km)
- Mirante do Saquinho (8.4 km)
- Cachoeira do Saquinho (8.8 km)
- Praia do Bonete (11 km)

A trilha do Bonete é uma velha conhecida, já fizemos algumas vezes, desta vez fomos com a filha e a neta de 9 anos, que deu conta com facilidade da ida e da volta.
Chegamos na portaria por volta das 9 h da manhã, preenchemos os dados na ficha de controle do parque e partimos para a trilha. Para fazer esta trilha o parque não exige a contratação de guia e também não é necessário, trata-se de uma trilha autoguiada, é só ter a cautela de iniciar a trilha cedo para não correr o risco de terminar a trilha no escuro.
Logo no inicio já tem a primeira subida e em seguida surge um trecho concretado que leva à pergunta “porque é concretado se não passa carro?”. Se parar par ler uma placa de bronze num totem de concreto que está no caminho verá que aquela trilha, na década de 1980, foi uma estrada que ligava a praia do Bonete à cidade de Ilhabela. Ainda bem que a estrada foi desativada, e por ter sido uma estrada a trilha é razoavelmente larga e fácil de seguir.
Após percorrer 2,5 km já chegamos na cachoeira da Lage e encontramos a primeira ponte pênsil, vale a pena uma parada para refrescar ou pelo menos fazer umas fotos. Para quem quer ir só na cachoeira a dica é descer pela trilha do buraco do cação e explorar os poços do rio mais abaixo, são vários e de diversos tamanhos.
Seguindo a trilha mais 4 km chegamos na cachoeira do Areado e a segunda ponte pênsil, outro local bom pra banho, aqui demos uma pausa pra refrescar e comer um lanche antes de seguir em frente.
Logo aparece o primeiro ponto de onde se avista a praia do Bonete, e outros mirantes vão surgindo e chegamos a uma bifurcação à direita que leva ao Mirante do Saquinho, de lá se tem uma vista de frente da praia e também podemos avistar a cachoeira do Saquinho na mata da encosta da montanha, com o celular não consegui fotografar.
Agora estava perto e não demoramos para seguir e chegar logo na praia. Passamos a cachoeira do Saquinho e a terceira ponte pênsil e logo chegamos na areia da praia. Neste trecho do caminho aproveitamos para coletar água no ponto que deixei indicado no track, acho que é o melhor local para água potável. A água que serve as casas do Bonete vem do rio que passa pelo poço fundo e não sei se é boa para beber.
Chegando à praia procuramos uma pousada para nos acomodar, deixamos as mochilas e fomos almoçar na praia. Depois fomos conhecer o Poço Fundo, não conseguimos ficar muito tempo fomos expulsos pelos borrachudos, e borrachudo tem por todo canto do Bonete.

A trilha é toda de sobe/desce com desnível acumulado de 500 metros num percurso de 11 km, não é muito, mas não tem descanso. Desta vez a trilha estava bem melhor, estão fazendo manejo da trilha, instalando degraus e corrimão nos trechos mais complicados o que facilita muito o percurso. Num trecho entre as cachoeiras da Lage e Areado a trilha está estreita, mas está tranquilo para passar. Para pessoas com experiência e preparo é uma trilha de nível moderado, principiantes ou sedentários acharão que é de nível difícil.
Uma recomendação que faço para quem vai fazer a trilha é iniciar cedo para chegar no Bonete antes de escurecer, as pessoas em geral gastam de 6 a 7 horas para percorrer os 11 km da trilha parando nas cachoeiras. Recomendo levar lanterna, água e lanche de trilha. No percurso tem muitos pontos para coleta de água, recomendo utilizar um purificador ou um filtro.
Nos dias de chuva e mar agitado a única forma de chegar e sair do Bonete é pela trilha, por isso a ponte pênsil é importantes para cruzar os rios que estarão com grande volume de água, em todas elas tem recomendação de limite de pessoas e peso por vez (3 pessoas ou 300 kg), respeitem os limites para evitar acidentes e transtornos.

Nos hospedamos na Pousada Margarida - (12)98194-3528

• Photo of aacoelho
    aacoelho Nov 12, 2023

Oi Odete
    Dois dias excelentes, sol e calor.
    Trilha com a Paula e a netinha.
    Dormimos no Bonete e voltamos por trilha.
    Foi muito legal.
    As fotos não carregaram, vou inserir depois.