Photo ofTrilha do alto do Cerro Catedral até o refúgio/camping Agulhas do Frey (via teleférico) Photo ofTrilha do alto do Cerro Catedral até o refúgio/camping Agulhas do Frey (via teleférico) Photo ofTrilha do alto do Cerro Catedral até o refúgio/camping Agulhas do Frey (via teleférico)

February 10, 2023
February 2023

near Villa Catedral, Río Negro (Argentina)

Esta trilha é uma alternativa a forma mais usual de chegar ao refúgio/camping Agulhas do Frey, e em minha opinião a que proporciona as paisagens mais incríveis. Esse trekking é mais interessante para quem vai ao refúgio/camping carregando muito peso, em comparação ao caminho mais usual, visto que essa trilha em sua maioria desce, ao invés de subir como a citada. Porém deixo uma observação. Esse é um trekking que exige bastante atenção (muito mais do que esforço físico), e é bem mais perigoso que a opção que sobe direto a partir da base do Cerro Catedral. Faça o possível para levar um bastão de caminhada e durante o percurso converse apenas o necessário, pois é comum haver deslizamentos de pedras e seus ouvidos precisam estar atentos a qualquer barulho estranho. E mais uma informação importante, é que essa orientação foi produzida durante o verão, sem a presença de gelo ou neve. Para chegar a base do Cerro Catedral desde o centro de Bariloche, pegue o ônibus da linha 55. Tenha cuidado pois esse tende a demorar bastante para passar no verão, as vezes mais de duas horas. Primeiro você precisará pegar dois teleféricos, o Telecabina Amancay (que é um veículo de cabine fechada), e logo em seguida o segundo teleférico (que é aberto). O ingresso que dá direito ao uso desses dois teleféricos esta disponível para venda na bilheteria na base do Cerro Catedral, e até o momento da publicação deste a versão sem desconto estava custando 7.500,00 pesos argentinos/US$40,00. Importante, no momento desta publicação o último teleférico partia às 16h, e a bilheteria encerrava as vendas às 15h45. Após subir o primeiro teleférico (Telecabina Amancay), vire a esquerda e tome o teleférico seguinte (o de cabine aberta). Nesse local de transição entre os teleféricos há restaurante e um mirante. Após terminar a subida do segundo teleférico, siga a trilha e prepare-se para ventos fortes, e uma vista espetacular do Cerro Tronador com seu cume com a neve eterna. Todo o percurso esta bem sinalizado, com círculos vermelhos, setas, e pedras empilhadas. Porém se vai realizá-lo durante a noite pode ter problemas. É uma das trilhas mais bonitas que eu já fiz.

Pegar o teleférico para subir

A trilha começa neste ponto, ao lado do restaurante.

Quando chegar na intersecção próxima a cabine de um teleférico, vire a esquerda.

Vale a pena uma pausa aqui para tirar fotos. A partir desse ponto o sinal de telefonia móvel começa a falhar. Muito cuidado com o vento nessa região.

Quando chegar nesse ponto, por mais que a trilha pareça estar indo para a direita, vire a esquerda. Repare no meu dedo apontando para a marcação em cima da rocha. Muito cuidado, há muitas pedras traiçoeira.

Seguir pelo lado esquerdo das rochas, conforme apontado pelo meu dedo.

PictographMountain pass Altitude 6,369 ft

PictographMountain pass Altitude 6,291 ft

Redobre a atenção nesse trecho da descida nas pedras.