Trilha das 7 Cachoeiras - Sengés - PR

Photo ofTrilha das 7 Cachoeiras - Sengés - PR Photo ofTrilha das 7 Cachoeiras - Sengés - PR Photo ofTrilha das 7 Cachoeiras - Sengés - PR

March 30, 2024
March 2024

near Sengés, Paraná (Brazil)

São 7 cachoeiras para visitação.

A contração de GUIA é essencial (não é obrigatória), mas o guia irá ajudar no percurso, pois a trilha não está muito claro em vários pontos.

Não cobra taxa de visitação.

Não tem estrutura.

A trilha tem 11,4 km de extensão (ida e volta) e é circular.

Vc visitará (trilha no sentido horário):

- Cachoeira do Buraco Fundo e Buraco Fundo
- Cachoeira do Bugres (somente contemplação)
- Cachoeira do Lajeado (tem mais 2 pequenas quedas)
- Cachoeira do Veadinho
- Pequena queda acima da cachoeira do veadinho
- Cachoeira do Chuveirinho
- Cachoeira do Postinho

TRILHA

Noz fizemos a trilha no sentido HORÁRIO (da esquerda para a direita), começando com o poço fundo e terminando na cachoeira do postinho.

Vc pode fazer a trilha ao contrário, começando no postinho e chegando até o buraco fundo.

Deixamos o carro num pequeno recuo e começar a trilha.

A trilha é quase toda arborizada, com bastante sombra e vai tranquilha até o poço fundo.

Tem um poço fundo, com quase 3 metros de profundidade, por uns 2 metros de diâmetro e a cachoeira. Perfeito para banho.

Muito cuidada ao ir para a cachu, pois tem arame farpado numa cerca invisível à direita, logo depois da base de pedra.

A trilha continua tranquilha até a Cachoeira dos Bugres, onde vc chega na parte de cima (não dá para descer até a base).

A trilha continua fácil pela floresta de pinhos, até a entrada do Lajeado.

Chegando no Lajeado, vc vai molhar a bota, pois tem que passar por um pequeno trecho do rio. Quando fomos, não estava tão fundo, mais molhou a bota.

São 2 pequenas quedas, para banho.

Após, vc volta pelo mesmo trechjo (molhando os pés novamente) e segue para a Cachoeira do Lajeado, que fica um pouco acima.

A cachu tem um poço fundo para banho e ducha.

A trilha segue por uma subida difícil, feita com auxílio de corda, que o guia levou ...

Esta subida é pequena e dá para passar sem susto, pois o guia e a corda ajudam.

Seguindo a trilha, tem um trecho longo até a cachoeira do veadinho.

Aí são 2 quedas com poço e ducha para refrescar a alma.

Do lado direito do rio, entre as quedas, tem uma pequena nascente, com água potável.

A trilha continua na margem esquerda do rio, sendo que vc terá que atravessar o rio ... Vai molhar as botas de novo ....

A trilha tem um pequeno desvio de volta para mais uma cachoeirinha (muitos guias não levam neste ponto).

Daí a trilha continua, agora com menos sombra, até a Cachoeira do postinho (uma caminhada legal).

Só que não é todo trilha ...Boa parte é numa estrada catastrófica, onde os jipeiros com carros preparados passam .. Tem que ser beeeem alto e com boa estabilidade para desníveis e inclinação.

Mais à frente, saímos da estrada e pegamos a trilha para a parte de baixo da Cachoeira do Postinho (esta trilha é 1km mais curta do que pela estrada).

A trilha volta a ser sombreada.

Um pouco antes do postinho, vc segue à direita, até a cachoeira do chuveirinho, onde dá para tomar uma ducha.

Voltando a trilha principal, tem um pinguela brava para passar ....

Aí vc chega na base da Cachoeira do Postinho.

No dia que visitamos, a água estava escura e a cachu estava com menos água. A cor da água é devido a massa orgânica das árvores derrubadas e folhas, que mais acima caem no rio.

Daí vc sobre até a estrada, chegando no estacionamento do Postinho, que fica na mesma estrada onde deixamos o carro, só que um pouco mais abaixo.

Subimos até o carro e retornamos até o Restaurante da Dani, para um café da tarde, já agendado pelo guia.

A Dani aceita cartão.

TRACK

Saindo de Sengés, pela estrada de chão (qq carro passa, acredito que mesmo com chuva), vc passará pela Cachoeira do Navio e seguirá direita na primeira bifurcação.

Daí é sempre em frente até o estacionamento onde deixamos o carro.

Se vc for fazer no sentido inverso, é só descer até a Cachoeira do Postinho. A estrada está ótima e qq carro passa.

DETALHE IMPORTANTE.

Existem alguns IMBECIS que chegam de carro até a cachoeira do veadinho e colocam o carro DENTRO DO RIO, enfileirados, para fotos e outras coisas ...

É PROIBIDO E PODE DAR MULTA, além de poder FECHAR o atrativo.

Se vc estiver na cachu e alguém colocar o carro no rio, fotografe a placa e envie para o IBAMA. O IBAMA aplicará multa pesada neste indivíduo.

Seja consciente.

preserve.

traga sempre seu lixo de volta.