Trilha das 7 Cachoeiras Jaguariaíva/Sengés

Photo ofTrilha das 7 Cachoeiras Jaguariaíva/Sengés Photo ofTrilha das 7 Cachoeiras Jaguariaíva/Sengés Photo ofTrilha das 7 Cachoeiras Jaguariaíva/Sengés

November 29, 2021
November 2021

near Fábio Rêgo, Paraná (Brazil)

É uma trilha circular. Pessoal costuma começar a trilha no sentido horário. Nós começamos no sentido anti-horário e gostamos mais. Cachoeira dos Veadinhos e do Lageado são as com melhores pontos para banho. Poço Fundo tem uma parte dela que forma um chuveiro natural.
Cachoeira dos Bugres tem trilha para a parte de baixo, mas é arriscada a descida e não vale tanto a pena.
Vá com tempo para explorá-las e poder aproveitar. Separe de 4 a 8 horas, dependendo do tempo que pretende ficar nelas e de como está seu condicionamento físico. A trilha é muito fácil, mas não deixa de ser cansativa. Leve água, lanche e protetor solar. Vá com calçado que possa molhar, escoe a água mais facilmente e não derrape com facilidade, pois é preciso passar pela água em alguns trechos e com calçado evita de levar escorregões e arriscar sua vida.

Chamam de trilha das 7 cachoeiras, mas passamos apenas por 5. Todas as trilhas que pesquisei ocorre o mesmo.

--- Atualização: fiz novamente a trilha em 02/01/2022 e desta vez foi no sentido horário. Foi bem melhor, pois a cachoeira mais legal de todas é a dos Veadinhos, então deu pra ficar muito tempo nela
Essa começamos as 7:30h, duas horas antes do que da outra vez. Então, dependendo do horário que você vai começar a trilha, vale a pena fazer em um sentido ou outro, pra pegar o melhor horário na cachoeira dos veadinhos que é entre 11h e 14h. Ou seja, se começar a trilha mais tarde, faça no sentido anti-horário, ou se começar mais cedo, faça no sentido horário. ---

*** Recomenda-se SEMPRE usar calçado adequado para trilha e ter consigo equipamentos básicos para qualquer caminhada, como lanterna de cabeça e pilhas extras, roupas adequadas, kit primeiro socorros, comida e água suficientes para se manter num dia de jornada.

Você é o principal RESPONSÁVEL por sua saúde e segurança. Preste atenção onde pisa, onde senta e onde se segura. Cobras, aranhas e outros insetos potencialmente perigosos podem ser encontrados na área e constituem riscos reais em qualquer área selvagem, especialmente nas estações de primavera e verão.
TRAGA TODO O SEU LIXO de volta, inclusive cascas de frutas. Elas levam até dois anos para se decompor. Não ache que por ser orgânico, ele se decompõe rápido, além de que pode atrair roedores, consequentemente, animais peçonhentos. Isso desregula a fauna e flora, além de deixar um aspecto feio. Você gostaria de encontrar cascas, papel higiênico, embalagens, enquanto está em meio a natureza? Creio que não, então não deixe assim para outra pessoa que irá trilhar ali também.
NÃO FAÇA FOGUEIRAS, toda a área é de preservação ambiental e é muito sensível a incêndios florestais, especialmente no inverno, quando tudo fica muito mais seco. EVITE ao máximo FUMAR na área e, se o fizer, não descarte suas bitucas no caminho, apague-as com água e traga junto com o seu lixo;
NÃO DESMATE, não abra novas trilhas, não colha plantas ou mesmo flores;
NÃO faça marcas nas rochas, NÃO coloque fitas ou sinalize partes da trilha, isso só deve ser feito por pessoas qualificadas e dentro de um plano de manejo. Também NÃO danifique a sinalização que porventura encontrar;
FAÇA SILÊNCIO e desfrute da natureza como ela é, inclusive seus sons característicos;

Agindo desta forma você não coloca em risco outras pessoas, como seus próprios companheiros de caminhada ou ainda terceiros que poderiam ser acionados para um resgate, além de contribuir para a preservação do local e da região como um todo, mantendo-os interessantes aos que por ali irão passar depois de você. RESPEITE!
"A natureza também pertence aos que ainda estão por vir" ***

Caso queira mais informações, pode entrar em contato comigo através do Instagram @mihhmello.

A partir de *** Crédito ao Vogetta (texto copiado e adaptado)

Parte de cima da cachoeira

Aqui é considerado como duas cachoeiras, Cachoeira Lajeado Grande (parte de cima) e Lajeado Pequeno (parte de baixo)

Bom ponto para banho

Cruzando a cachoeira por cima, tem uma trilha que desce para a parte de baixo

• Photo of CesarRezende
    CesarRezende Dec 31, 2022

Trilha tranquila com curtos trechos um pouco mais complicado para descer e subir mas super acessível.
    Importante levar sua hidratação e nutrição e mais importante ainda é você levar seu lixo.
    Caso seja iniciante em aventuras, procure um guia local para não se perder nas travessias dentro da água.
    Preservar a Natureza é nosso dever.

• Photo of Eduardo Pivovar
    Eduardo Pivovar Jan 7, 2023

Nós seguimos sua trilha e ajudou bastante!
    Obrigado!

• Roger Danilo Figlie Sep 20, 2023

Olá, pode ir sem guia?

• Photo of Milena Mello
    Milena Mello Sep 20, 2023

Pode sim. Não é obrigatório ter um, apesar de encontrar alguns as vezes que fazem coação com as pessoas que estão sem guia. A trilha é bem fácil, mas não é sinalizada.

• Roger Danilo Figlie Sep 20, 2023

Perfeito, vlw.

• Rodrigo Leria Dec 19, 2023

Fiz essa trilha hoje dia 18/12/23, até a parte da cachoeira do lajeado, é tranquilo e o caminho bem limpo. No entanto depois que saimos da 3 cachoeira, o caminho comecava ficar confuso e complicado de seguir o mapa. Cuidado e fiquem atentos.

• Photo of Anderson Muniz Santos
    Anderson Muniz Santos May 4, 2024

Fiz está trilha em 04/05/2024, ajudou bem, só faltou alguns o pontos para ficar perfeita, pois o wick ficou um pouco confuso mas no fim deu tudo certo.