Trilha da serra do jacaré - Arcoverde-PE

Photo ofTrilha da serra do jacaré - Arcoverde-PE Photo ofTrilha da serra do jacaré - Arcoverde-PE Photo ofTrilha da serra do jacaré - Arcoverde-PE

September 19, 2021
September 2021

near Arcoverde, Pernambuco (Brazil)

A trilha para a serra do Jacaré é uma trilha boa para iniciantes, porém deve se ter muito cuidado durante o trajeto por conta das pedras arredondadas soltas e do cascalho na trilha. Além disso, deve conter a empolgação de subir na pedras para tirar aquela selfie instagramável ao chegar ao cume.

Infelizmente, o acesso a trilha fica na BR-232, portanto tivemos que andar um bom trecho no asfalto até o início da trilha (mais ou menos 1,5km). Não recomendo estacionar o carro bem no acesso a trilha porque o mato encobre a vista para o veículo o que facilita a ação de bandidos. A melhor opção é deixar o carro no posto de gasolina serrano ou enfrente ao hotel palace de Arcoverde e caminhar pelo asfalto.

Falando da trilha, ela nao exige conhecimentos muitos técnicos porque é basicamente um 'single track' até o topo com apenas dois pontos de atenção para não errar o caminho. A subida é ingrime, porém curta. Então, quem tiver o mínimo de disposição vai conseguir alcançar o objetivo.

O mais importante aqui é a proteção do corpo, pois estamos na caatinga e os galhos secos e retorcidos podemos causar feridas, use calça e manga comprida. Inclusive recomendo óculos para a proteção dos olhos. Além dos galhos também encontramos muitos cactos pelo caminho. Se quiser pode levar luva também.

No trecho final da subida existe uma "corda" feita de fios de eletricidade que auxilião o caminhante. Após essa subida tenha cuidados com os burados e pedras soltas.

No cume, você tem um visual incrível malha urbana de Arcoverde sertão de Pernambuco. É possível ver todos os bairros que compõem a região central da cidade. Olhando para trás você consegue vislumbrar toda a belíssima natureza da região. No cume, você encontrar diversas coloridas e delicadas típicas de regiões serranas.

Como o objetivo foi admirar o pôr do sol, descemos no escuro utilizando laternas para iluminar a trilha (eu usei de cabeça), mas sem muitas dificuldades. O caminho de volta foi o mesmo da ida.

Resumindo vale muito a pena conhecer essa trilha bacana, mas é uma trilha curta que pode ser percorrida em pouco tempo.

Obs: algumas pessoas costumam fazer lual e acampar no cume!

Evento realizado pelo Grupo SimboraTrilha de Arcoverde.

Começo da trilha BR 232

Acesso feito por uma clareira na estrada BR-232 que liga o interior do estado a capital.

Ponto de vista contrário para a BR-232 e para a cidade. serve como referência.

Subida com trilha parcialmente fechada em um 'single track'.

Vista no meio da trilha para a posição do pôr do sol.

Mata fechada

Aqui a mata vai se fechando um pouco mais e é preciso ter cuidados com os galhos secos e espinhos.

Próximo ao cume

chegando próximo ao cume a mata se abre e fica mais fácil ver o entorno e a cidade abaixo.

Alto da serra do jacaré

Chegando a região mais alta da serra e um pequeno espaço para descanço

momentos finais do pôr do sol

Vista para a cidade durante o crepúsculo.

Paisagens da serra

Cosegui registrar belas espécies vegetais no alto da serra que formam um visual único. Flores bem coloridas e exóticas em contraste com os cactos facheiros.

Trilheiro farofa kkk

sem comentários

Cume da serra

posição mais alta que alcançamos na trilha

PictographFlora Altitude 2,977 ft

Área muito bonita, merece um quadro.

O luar do sertão não decepciona. Ainda mais com uma bela lua cheia na abóboda celeste.

pequena janela para o bairro COHAB 1 em Arcoverde

Topo da serra do jacaré

Passeando pelo topo da serra antes da descida que foi realizando no brêu.