Trilha da Serra do Espírito Santo (Jalapão)

Photo ofTrilha da Serra do Espírito Santo (Jalapão) Photo ofTrilha da Serra do Espírito Santo (Jalapão) Photo ofTrilha da Serra do Espírito Santo (Jalapão)

August 2, 2019
August 2019

near Mateiros, Tocantins (Brazil)

A Serra do Espírito Santo é um dos platôs da região do Jalapão, sua altitude média é de 790 metros, enquanto a altitude média do entorno é de 500 metros. O platô da Serra do Espirito Santo tem 22 km de comprimento por 11 km de largura, em seu ponto mais largo.
A trilha da Serra do Espírito Santo se limita à uma pequena ponta desse Platô, não se aventurando para o seu interior.
A trilha é de dificuldade fácil a moderada, para quem está acostumado a fazer trilhas e bom preparo físico, esse não é o caso da maioria dos turistas que visitam o Jalapão, por isso em muitos relatos das revistas de turismo essa trilha aparece como difícil ou muito difícil. Os guias locais também reforçam esse conceito, disseram até que tinha uma escalaminhada no final da trilha, o que encontrei foram degraus de escada escavados no chão. Nós subimos num ritmo normal, ficamos esperando por mais de uma hora pelo nascer do sol, mesmo aqueles com pouco preparo físico tem tempo de sobra para subir

Saímos da pousada às 4 h da madrugada e fomos com o 4x4 até a base da Serra do Espírito Santo onde o carro fica estacionado, mais ou menos 30 km de estrada chão, quase uma hora de carro.
Ali começa a subida da trilha até o topo da Serra. São pouco mais de 250 metros de desnível num percurso de 700 metros. No alto do platô aguardamos o nascer do sol, ficamos curtindo por algum tempo e depois caminhamos até a outra borda do platô para curtir a vista das Dunas do Jalapão. Lá de cima as Dunas parecem pequenas.
Retornamos para a pousada para o café da manhã e depois seguir para os fervedouros.

Esta trilha não está incluída nos pacotes das agências de turismo do Jalapão. O valor cobrado é de R$ 150,00 por pessoa.

Nascer do Sol

Mirante da Serra do Espírito Santo

Serra do Espírito Santo

• Photo of Ian Pires 1
    Ian Pires 1 Apr 6, 2024

Trilha com um nível de dificuldade na subida e descida, mas os 3 kms no topo tem o nível leve, mas, atenuado pelo sol.