Photo ofTrilha da Picada Comprida (Jordão até Fazenda da Armação) - Governador Celso Ramos - SC Photo ofTrilha da Picada Comprida (Jordão até Fazenda da Armação) - Governador Celso Ramos - SC Photo ofTrilha da Picada Comprida (Jordão até Fazenda da Armação) - Governador Celso Ramos - SC

June 28, 2023
June 2023

•   5 2 Reviews

near Jordão, Santa Catarina (Brazil)

Trilha da Picada Comprida - Fazenda da Armação até Jordão - Governador Celso Ramos - SC

Os viajantes dos séculos XVIII e XIX narraram e descreveram cenas e estórias pitorescas de Ganchos. Sim, Ganchos. Ganchos e não Governador Celso Ramos. Estas tais narrativas, que hoje catalogadas, traduzidas, transcritas e publicadas mencionam, com propriedade, relatos de mercenários a serviço da Coroa Portuguesa ou a serviço do capital mercantil internacional, dos empreendedores da Armação Grande das Baleias – edificada a partir de 1739. De importante e estratégico lugar para observação e caça das baleias, de hospedagem para os mercenários que seguiam ao Sul para combater com os castelhanos, no período colonial, a Freguesia de Nossa Senhora da Piedade abrigava os arraiais de Ganchos, Palmas e Caieira.

O povoamento da região do atual município de Governador Celso Ramos se inicia antes do século XVIII. Na antiga Armação da Piedade já havia um pequeno povoado formado por vicentinos, indígenas e africanos, sendo incrementado com a chegada de migrantes açorianos que trabalharam nas tarefas da caça da baleia, na Armação Grande das Baleias ou Armação da Piedade. A Igreja consagrada à Nossa Senhora da Piedade é benta em 1745, e em 1847 a Armação é sede da terceira germano-belga de Santa Catarina. A partir de 1860, grande parte de seus habitantes transferiram-se para a localidade de Ganchos, onde hoje está a sede do município.

O território do atual município foi ocupado por povos sambaquieiros há mais de 5 mil anos, e dois séculos antes da chegada do colonizador português abrigou duas importantes aldeias indígenas (Rerytiba e Piracoara). Freguesia com sede própria, depois extensão da Colônia Nova Ericeira, num período mais recente pertenceu ao Município de Biguaçu, quando em 6 de novembro de 1963 foi oficialmente desmembrado. A partir de 12 de maio de 1967 passou a se chamar Governador Celso Ramos, em homenagem a Celso Ramos, ex-governador do estado de Santa Catarina.

As igrejas sempre foram ponto de encontro da comunidade, algumas delas construídas com a ajuda dos indígenas.

PictographBridge Altitude 37 ft

PictographFountain Altitude 473 ft

PictographFountain Altitude 573 ft

Rio

Queda da água passando pela esquerda da trilha

PictographFountain Altitude 662 ft

PictographBridge Altitude 762 ft

PictographFountain Altitude 771 ft

Photo ofEsquerda Praia de Palmas e a Direita Fazenda da Armação Photo ofEsquerda Praia de Palmas e a Direita Fazenda da Armação Photo ofEsquerda Praia de Palmas e a Direita Fazenda da Armação