Trilha da Pedra do Peito do Pombo - Macaé

Photo ofTrilha da Pedra do Peito do Pombo - Macaé Photo ofTrilha da Pedra do Peito do Pombo - Macaé Photo ofTrilha da Pedra do Peito do Pombo - Macaé

September 5, 2020
September 2020

near Sana, Rio de Janeiro (Brazil)

Partindo do Distrito do Sana (Estacionamento - Entrada da Trilha) - Macaé-RJ.

A trilha/subida, apesar de tranquila, exigirá um pouco de preparo físico (não recomendada para sedentários ou crianças menores -13) Não há uma guarita de orientação sobre a trilha - mas algumas placas de informação geral; os guias, quando não tratado com antecedência no centro comercial do distrito do Sana, não haverá. Há risco de perdas no caminho (principalmente nos pastos) se não seguir um “gps”.
Atenção, nos pastos há riscos de carreira de vacas, quando elas estão por perto.

Trata-se de uma trekking desgastante (o retorno te cobrará). Leve no mínimo 1L de água (individual) e reabasteça no caminho: os pontos de coleta d’água podem ser considerados de 3 a 4 se você fizer uso de clorin (líquido ou pastilhas de purificação de água) - muito recomendado. Porém, quanto mais pra cima (há um ponto de água já dentro da mata fechada - último e único - após as travessias dos pastos) que é o mais seguro (possivelmente livre de fezes animais - mesmo racionais).

Faça pequenas (breves) paradas para descanso - se necessário; principalmente se for fazer lanches para reabastecimento alimentar (frutas, energético). Leve pouco peso; roupas leves. Vale um “mergulho” nos riachos, principalmente na volta (água geralmente gelada).

Pontos negativos que achei:
- não há por que ou com quem se informar e mesmo a quem informar que você está subindo a trilha (a não ser os parentes);
- não há marcações minimamente suficientes na trilha;
- falta de autoridades (de segurança) para qualquer eventual comunicado...

Apesar de tudo isso, gostei muito do passeio, valeu muito A PENA (penoso mesmo). Se segue um gps, tranquilo.

DETALHE: Trekking realizado durante o tempo da pandemia do coronavírus.
Trata-se de minha primeira Wikilog, por isso alguns erros por não ter pausado a gravação.

Corredeiras tranquilos e belas

+/- 600 mts de elevação

Acessar pasto

Última visão, para acesso

Ponto de fotos Maia amplas da Pedra - siga para o outro lado.